Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Irmão do deputado Donadon é preso em Porto Velho

Como Natan, Marcos Donadon foi condenado por crimes de peculato e formação de quadrilha

Brasil|

O deputado estadual Marcos Antônio Donadon (PMDB-RO), irmão do deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO), foi preso na madrugada de quarta-feira (26), ao desembarcar no aeroporto de Porto Velho, em Rondônia.

Como seu irmão, Marcos Donadon foi condenado por crimes de peculato e formação de quadrilha por envolvimento em um esquema de desvio de recursos da Assembleia Legislativa de Rondônia — da qual ele foi presidente entre 1995 a 1999.

O mandado de prisão foi deferido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, atendendo ao pedido encaminhado pelo Ministério Público do Estado. Marcos não apresentou resistência e foi levado para o presídio Ênio Pinheiro.

Os valores desviados foram calculados na época dos desvios em R$ 8,4 milhões. Hoje, atualizados, somariam cerca de R$ 58 milhões.

Publicidade

Donadon descumpre acordo com PF e não se entrega

Leia mais notícias de Brasil

Publicidade

A condenação de Marcos Donadon a oito anos e quatro meses ocorre 18 anos depois de o escândalo ter sido revelado, e 15 anos após apresentação de recursos, pelo réu, no STJ (Superior Tribunal de Justiça) e no STF (Supremo Tribunal Federal).

Durante sua gestão na Assembleia, segundo dados da acusação, Marcos Donadon nomeou pessoas de sua confiança para cargos estratégicos da casa como diretor financeiro, diretor do Departamento de Recursos Humanos e chefe de gabinete, para agirem sob o seu comando, a fim de promover desvios de verbas públicas. O Ministério Público do Estado denunciou dez pessoas por fraudes nas folhas de pagamento de servidores comissionados.

Publicidade

Em nota, o atual presidente da Assembleia, deputado Hermínio Coelho (PSD), disse que vai aguardar os desdobramentos processuais para decidir quais as medidas a adotar.

Pelo regimento interno do Legislativo, ele deverá permanecer no cargo, a menos que sua prisão seja estendida por mais de 120 dias. Marcos Donandon é o terceiro deputado que ocupou o cargo de presidente da Assembleia de Rondônia a ser preso desde 2006.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.