Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

'Japonês da Federal' vai cumprir pena de tornozeleira

Newton Ishii foi preso acusado de facilitar contrabando em Foz do Iguaçu (PR)

Brasil|

Ishii (foto) ficou conhecido por prender diversos acusados na Operação Lava Jato
Ishii (foto) ficou conhecido por prender diversos acusados na Operação Lava Jato Ishii (foto) ficou conhecido por prender diversos acusados na Operação Lava Jato

O agente federal Newton Ishii, o Japonês da Federal, vai cumprir pena usando uma tornozeleira eletrônica. Condenado a quatro anos e dois meses por facilitação de contrabando na fronteira de Foz do Iguaçu, ele deve colocar a tornozeleira ainda nesta sexta-feira (10).

O 'Japonês da Federal' está preso desde terça-feira (7) em Curitiba. Ishii foi condenado em 2009 pela Justiça Federal no Paraná por corrupção e descaminho, ao supostamente facilitar a entrada no Brasil de produtos contrabandeados do Paraguai.

A condenação foi mantida pelo Superior Tribunal de Justiça em março deste ano. A Corte determinou pena de quatro anos e dois meses de prisão.

Como não existe casa de albergado no Estado do Paraná para o cumprimento de pena em regime semiaberto, o que é comum em caso de condenações de menos de seis anos, o juiz Matheus Gaspar, da Vara de Execuções Penais, determinou que o agente da PF fique custodiado no Cope (Centro de Operações Especiais).

Publicidade

Newton Ishii ficou conhecido como 'Japonês da Federal' ao escoltar presos e investigados da Operação Lava Jato. Atualmente no cargo de chefe substituto de Operações Especiais da Polícia Federal em Curitiba, ele fica lotado na sede da PF na capital paranaense e é responsável pela logística e escolta de presos.

Ele estava trabalhando na terça, quando foi notificado da decisão e se entregou espontaneamente.

Cinco perguntas para entender a prisão do 'Japonês da Federal'

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.