Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Joesley Batista também acusa Lula e PT em entrevista: “Institucionalizaram a corrupção” no País

Empresário indicou ainda o ex-ministro Guido Mantega como o seu contato no partido

Brasil|Do R7, com Estadão Conteúdo

Joesley indicou ainda que o PT iniciou um "modelo" de corrupção que passou a ser reproduzido por outros partidos
Joesley indicou ainda que o PT iniciou um "modelo" de corrupção que passou a ser reproduzido por outros partidos Joesley indicou ainda que o PT iniciou um "modelo" de corrupção que passou a ser reproduzido por outros partidos

Além de atacar o presidente Michel Temer em entrevista publicada na revista Época, Joesley Batista, dono da J&F, que controla o frigorífico JBS, também falou sobre Lula e o PT. Na mesma entrevista, o empresário disse que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PT “institucionalizaram a corrupção” no País, cujo modelo foi reproduzido por outros partidos. Segundo Joesley, há 10, 15 anos houve uma “proliferação de organizações criminosas” no Brasil. “Nós participamos e tivemos de financiar muitas delas”, afirmou o empresário, que indicou o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega como o seu contato no PT.

Joesley indicou ainda que o PT iniciou um "modelo" de corrupção que passou a ser reproduzido por outros partidos. “Foi no governo do PT para a frente. O Lula e o PT institucionalizaram a corrupção. Houve essa criação de núcleos, com divisão de tarefas entre os integrantes, em Estados, ministérios, fundos de pensão, bancos, BNDES. O resultado é que hoje o Estado brasileiro está dominado por organizações criminosas. O modelo do PT foi reproduzido por outros partidos”.

Apesar de citar o ex-presidente, Joesley disse que nunca teve “conversa não republicana com Lula”. “Zero, eu tinha com o Guido”, afirmou. “Não estou protegendo ninguém, mas só posso falar do que fiz e do que posso provar. Não estou entregando pessoas. Entreguei provas aos procuradores”.

Após a divulgação da entrevista, Temer decidiu que vai entrar com ações civil e penal contra o empresário Joesley Batista. Em nota divulgada no início da tarde deste sábado (17), o Planalto informou que "o presidente tomará todas medidas cabíveis contra esse senhor" e que "suas mentiras serão comprovadas e será buscada a devida reparação financeira pelos danos que causou, não somente à instituição Presidência da República, mas ao Brasil. O governo não será impedido de apurar e responsabilizar o senhor Joesley Batista por todos os crimes que praticou, antes e após a delação".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.