Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

"Judiciário foi o único lugar onde escravos tiveram a sua voz registrada", diz pesquisador

Professor defende a importância do ex-escravo e advogado Luiz Gama para a história do Brasil

Brasil|Alexandre Saconi, do R7

O ex-escravo Luiz Gama foi reconhecido como advogado apenas 130 anos após a sua morte
O ex-escravo Luiz Gama foi reconhecido como advogado apenas 130 anos após a sua morte O ex-escravo Luiz Gama foi reconhecido como advogado apenas 130 anos após a sua morte

A escravidão sofreu um significativo desgaste no Brasil nos seus últimos anos de existência. Em um país de cultura escravocrata, o papel do negro não pôde ser registrado devidamente na história.

Para o pesquisador Júlio César Vellozo, Professor da Faculdade de Direito do Mackenzie, o papel de Luiz Gama, um ex-escravo que foi reconhecido advogado apenas 133 anos após a sua morte, foi fundamental para que esta voz viesse à tona.

— Luiz Gama utilizou-se da justiça duplamente. Por um lado, de forma mais instrumental, conseguindo liberdade para algo como 500 cativos. Por outro, promovendo através de suas ações um continuo desgaste da instituição da escravidão. Cada processo desse trazia histórias de vida impressionantes. Em muitos sentidos, o judiciário foi o único lugar no qual os escravos tiveram a sua voz registrada. Luiz Gama, com suas ações, fazia com que essa voz viesse à tona".

Leia mais notícias de Brasil no Portal R7

Publicidade

R7 Play: assista à Record onde e quando quiser

O Brasil, que foi um dos últimos países a abolir a escravidão no mundo, já vinha adotando medidas para combater esta prática, como a Lei do Ventre Livre e a Lei dos Sexagenários. Com isso, a atuação de Gama foi fundamental no combate à servidão humana na reta final do período imperial do Brasil. Por fim, veio a Lei Áurea, em 1888, assinada pela princesa Isabel.

Publicidade

Após 130 anos, ex-escravo é reconhecido como advogado por libertar 500 escravos

Conheça a história do ex-escravo Luiz Gama, que libertou mais de 500 pessoas

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.