Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Lava Jato vai investigar relação de banco do Panamá com instituições financeiras brasileiras

FPB Bank buscava clientes no Brasil que queria "esconder a origem do dinheiro", diz força-tarefa

Brasil|Do R7

Força-tarefa da Lava Jato informou que cliente que procurava banco sob investigação queria "esconder origem do dinheiro"
Força-tarefa da Lava Jato informou que cliente que procurava banco sob investigação queria "esconder origem do dinheiro" Força-tarefa da Lava Jato informou que cliente que procurava banco sob investigação queria "esconder origem do dinheiro"

Depois de estourar a 32ª fase da Lava Jato, a força-tarefa da operação indicou nesta quinta-feira (7) que vai investigar a relação do banco FPB Bank, do Panamá, com outras instituições financeiras que operam no Brasil — incluindo os bancos nacionais. A PF (Polícia Federal) vai rastrear a movimentação de dinheiro suspeito dentro e fora do País.

No Brasil, para uma instituição financeira atuar, é necessária uma autorização oficial do Banco Central do Brasil. O FPB Bank, supostamente, tem o aval das autoridades panamenhas para funcionar, mas operava ilegalmente no País, de acordo com o delegado da PF (Polícia Federal) Rodrigo Sanfurgo.

— No momento, temos apenas a participação dessa instituição, o banco panamenho [e não há mais bancos suspeitos]. Ela [instituição financeira FPB Bank] funciona no Panamá e tem relação com outras instituições financeiras, mas é justamente essa cadeia, com outras instituições, que permite esse fluxo que dificulta o rastreamento de valores de supostamente ações criminosas.

Leia mais notícias de Brasil e Política

Publicidade

O delegado informou que "qualquer instituição estrangeira não pode captar clientes no Brasil sem autorização" das autoridades competentes. Em seguida, destacou que os "funcionários" do banco panamenho sob suspeita eram brasileiros autorizados a trabalhar no Panamá.

— São brasileiros autorizados a atuar no Panamá, mas que residem no Brasil, captam clientes, abrem contas, como [se representassem] uma agência, só que não para um banco nacional. Fazem isso representando uma instituição financeira panamenha que não funciona aqui no Brasil. O site está em inglês, espanhol e português também. Então, é um site voltado para o cliente brasileiro também.

Publicidade

Em relação aos clientes desse banco panamenho, Sanfurgo disse que não ser "razoável que uma instituição busque uma instituição financeira estrangeira no Brasil sem que seja para fins no mínimo duvidosos".

— O perfil do cliente ele quer esconder a origem do dinheiro, porque senão ele não procuraria uma instituição ilegal. Todos que procuravam sabiam dessa situação, você não estava visitando uma agência, uma instituição que tinha uma estrutura aqui no Brasil. Não temos a quantidade de clientes dessa instituição ainda.

Publicidade

Panamá de novo

O coordenador da PF na Lava Jato, delegado Igor Romário de Paula, enfatizou que esse tipo de estrutura, como banco panamenho atuando irregularmente no Brasil, "surge diante da fartura de dinheiro sujo que tem no País".

— Esse dinheiro precisa ser movimentado, esse patrimônio precisa ser lavado e ocultado sua origem e é, nesse caso, que crescem ações como essa. Ter a offshore ou contas no exterior não é um crime por si só, mas a Mossak [Fonseca] deixava bem claro que os clientes não queriam ser conhecidos. A documentação era feita de forma tal que não podia ser acessada e descobrir os reais beneficiários das empresas.

O coordenador destacou que o "Panamá, de novo, sempre aparecendo em circunstancias da Lava Jato". De Paula disse o País "não é dos lugares mais fáceis para conseguir cooperação, mas é importante esclarecer que essa fase é um passo a mais para investigar o rastro do dinheiro ilícito".

— Alguns clientes, é possível identificar pela investigação, mas o objetivo é mapear quem se utilizou do banco e por que. Não faz sentido usar uma instituição dessa se você tem recursos lícitios. A carcateristica desse banco é se manter alheio a qualquer controle oficial.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.