Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Líderes governistas querem votar Orçamento 2013 semana que vem

Oposição descartou possibilidade de acordo para aprovação

Brasil|Da Agência Brasil

Na volta do carnaval, que no Congresso só será na semana que vem, deputados e senadores têm o desafio de votar o Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2013. A oposição já descartou a possibilidade de acordo para aprovar o Orçamento da União em votação simbólica.

O vice-líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), disse que “o governo que mobilize a sua base na Câmara e no Senado para aprovar [o projeto]”. Dias disse ainda que os partidos aliados têm número suficiente para aprovar o que quiserem no Congresso.

— O problema é que não existe consenso entre os governistas e eles querem jogar a culpa na oposição, que não tem número para barrar qualquer votação.

Leia mais notícias de Brasil

Publicidade

Câmara quer tornar estupro sexo com menores de 14 anos mesmo com consentimento

Entre os governistas, o líder do PT, Wellington Dias, confirmou que há uma divisão na base, mas que, apesar disso, ele acredita ser possível votar a peça orçamentária na semana que vem.

Publicidade

Para o relator-geral da proposta orçamentária, senador Romero Jucá (PMDB-RR), não há nada que impeça a votação na semana que vem. Segundo ele, os impasses sobre questões como reajuste dos servidores públicos ativos e inativos e a dúvida jurídica sobre a votação do Orçamento antes da análise dos mais de 3 mil vetos pelo Congresso já foram resolvidos.

Na quinta-feira (7) o ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal), esclareceu em um despacho que a liminar concedida por ele para suspender a votação do veto da presidente Dilma Rousseff ao Artigo 3º da Lei dos Royalties (Lei 12.734/12) não impede que o Congresso Nacional analise outros projetos.

Publicidade

— Na base governista, a discussão se limita à liberação das emendas parlamentares e temas específicos de fortalecimento do Congresso.

Ele destacou, no entanto, que em nenhum momento deputados ou senadores vincularam esses debates à votação do Orçamento para 2013.

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) disse que nos próximos dias haverá uma mobilização de lideranças da base para votar o Orçamento já na semana que vem.

— Se depender do PMDB, os deputados e senadores do partido votarão o mais rápido possível. O País precisa crescer, investir e sem orçamento não tem como isso acontecer.

Raupp ressaltou que será uma “irresponsabilidade” dos líderes e do Congresso não votar agora a proposta orçamentária. Se não houver um acordo, o senador disse que não terá outro caminho que não seja o de levar a disputa direto para votação em plenário.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.