Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Líderes se reúnem hoje para definir presidência das comissões na Câmara

Partidos vão dividir comando de 21 comissões. PT tem direito ao maior número de colegiados

Brasil|Do R7, com Agência Câmara

Presidência das comissões temáticas será definida nesta terça (11)
Presidência das comissões temáticas será definida nesta terça (11) Presidência das comissões temáticas será definida nesta terça (11)

O presidente da Câmara dos Deputados, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), se reúne, nesta terça-feira (11), com as lideranças parlamentares para definir os presidentes das comissões temáticas da Casa.

Ao todo, são 21 colegiados. No entanto, há expectativa de divisão da Comissão de Turismo e Desporto em duas, para atender a todos os partidos que têm direito a presidir uma comissão.

Leia mais notícias de Brasil e Política

A distribuição das presidências é proporcional ao tamanho da bancada de cada partido. O PT, que é a legenda com maior número de parlamentares na Câmara (88 deputados), tem direito de presidir três comissões. Se o número de colegiados passar para 22, o partido pode comandar quatro comissões.

Publicidade

No entanto, está sendo negociado um acordo para que o PT ceda uma de suas comissões para o PSC, que, no ano passado, ficou com a CDH (Comissão dos Direitos Humanos) mas, em 2014, pode ficar sem nenhuma.

Isso porque a bancada do partido, com 13 deputados, ficou menor que a do SDD (22 parlamentares) e que a do PROS (19 deputados) — ambos criados no ano passado.

Publicidade

CDH

Tradicionalmente, o PT é o partido que tem direito de presidir a Comissão de Direitos Humanos. No entanto, para acomodar aliados, a comissão é usada em negociações e os petistas, geralmente, cedem a presidência.

Publicidade

No ano passado, a comissão foi presidida pelo deputado Marco Feliciano (PSC-SP), que foi alvo de vários protestos na Câmara. Isso porque o parlamentar se posicionava contra as lutas de alguns movimentos sociais.

Ele foi pressionado para deixar a presidência, mas não cedeu e terminou o mandato na CDH. Este ano, o PP está interessado na comissão e também escolheu um nome polêmico para presidência.

O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) está em campanha para assumir o comando da Comissão de Direitos Humanos e disse, em entrevista ao R7, que a intenção é ganhar visibilidade em um ano de eleições e não teme manifestações contrárias.

Na manhã desta terça, os partidos devem se reunir para realizar as últimas negociações e escolher os deputados de cada bancada que vão presidir as comissões. Na parte da tarde, os líderes e o presidente da Casa definem, no gabinete da presidência, o destino de cada colegiado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.