Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Maior bancada na Câmara, PMDB tem 90% dos deputados pró-impeachment

Liderança do partido liberou parlamentares para votarem como quiserem no domingo

Brasil|Raphael Hakime, do R7, em Brasília

Líder da bancada, Picciani liberou deputados para votar como quiserem na sessão de domingo
Líder da bancada, Picciani liberou deputados para votar como quiserem na sessão de domingo Líder da bancada, Picciani liberou deputados para votar como quiserem na sessão de domingo

O PMDB liberou nesta quinta-feira (14) a bancada da Câmara dos Deputados a votar como quiser no processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. A votação está marcada para as 14h do próximo domingo (17).

Apoiador da petista, o líder do partido na Câmara, deputado Leonardo Picciani (RJ), informou que os parlamentares estão divididos e, por isso, decidiram que seria melhor dar o sinal verde para o voto.

— A bancada se reuniu, mas foi feita uma aferição das posições da bancada. Uma maioria muito ampla, cerca de 90% da bancada, manifestou posição favorável ao impeachment. Inclusive divergente da minha, que tenho posição em sentido contrário. Com meu dever de líder, de vocalizar e falar a posição da maioria do PMDB, a partir de hoje, o PMDB tem uma posição favorável ao impeachment.

Picciani disse ainda que não houve fechamento de questão e assegurou que "não haverá qualquer tipo de sanção a posições divergentes", como a dele inclusive.

Publicidade

Picciani informou que "não houve contagem nominal dos votos" e que a decisão ocorreu por "aclamação simbólica".

Seu colega de bancada Hugo Motta (PMDB-PB) informou que apenas sete deputados do partido deverão votar contra a saída de Dilma. Portanto, 61 dos 68 deputados do PMDB deverão dar voto favorável ao impedimento da petista no domingo.

Publicidade

"Sem crime de responsabilidade"

Perguntado sobre sua posição pessoal a respeito do impeachment, Picciani disse que tem seus próprios motivos.

Publicidade

— Eu manterei a minha posição e a bancada respeita a minha posição. Eu já manifestei os meus argumentos que estão pautados na minha interpretação de que a hipótese constitucional de crime de responsabilidade não está preenchida, mas é uma posição vencida na bancada do PMDB. Como eu disse, 90% da bancada é favorável ao impeachment. O meu voto eu exercerei como deputado.

Picciani disse que o clima é "tranquilo, sereno e de unidade".

Sobre os ministros do PMDB que ainda fazem parte do governo Dilma, o líder do partido na Câmara informou que eles participaram da reunião para decidir os rumos da sigla no impeachment.

Questionado se o vice-presidente Michel Temer já sabia da decisão dos deputados peemedebistas, Picciani disse que não porque a reunião ainda não havia acabado.

— A bancada irá ao fim da reunião comunicar a posição ao presidente do partido e ao presidente Michel Temer.

Placar do impeachment: oposição já tem 333 votos contra 124 do governo

Governo trabalha para evitar "7 a 1"; PMDB estranha silêncio de Lula

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.