Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mais de 1,5 milhão de pessoas assinam petição por novo referendo sobre permanência britânica na UE

Brasil|

LONDRES (Reuters) - Poucos dias depois de votar por deixar a União Europeia, mais de 1,5 milhão de britânicos e residentes no Reino Unido assinaram uma petição pedindo uma segunda votação, obrigando os parlamentares a pelo menos considerar um debate sobre o assunto.

A petição no site do Parlamento britânico foi publicada antes do referendo de 23 de junho, dizendo que o governo deveria realizar outro referendo sobre a adesão à UE se o apoio por sair ou permanecer fosse inferior a 60 por cento com base em uma participação de menos de 75 por cento dos eleitores.

O resultado na quinta-feira mostrou que 52 por cento dos eleitores apoiaram a saída britânica, com a participação de 72 por cento dos eleitores.

Desde então, a petição --que apenas cidadãos britânicos ou residentes no Reino Unido têm o direito de assinar-- vem se tornando tão popular que até as 11:17 (horário de Brasília) de sábado, 1.580.220 pessoas tinham assinado, com o número crescendo rapidamente.

Publicidade

Em determinado momento, o número crescia a uma taxa aproximada de 1 mil assinaturas por minuto.

A maioria dos que assinaram estavam baseadas em áreas onde o apoio para permanecer na UE foi mais forte, como Londres, indicava o site.

Publicidade

O Parlamento precisa considerar um debate sobre qualquer petição que tenha mais de 100 mil assinaturas.

(Por Michael Holden)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.