Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Megaoperação contra corrupção prende 92 em todo o País

Esquemas desmantelados em 12 estados desviaram mais de R$ 1 bilhão dos cofres públicos

Brasil|Do R7, com Jornal da Record

A a PF (Policia Federal) e o MPF (Ministério Público Federal) realizaram nesta terça-feira (9) uma megaoperação conjunta em todo País desmantelando esquemas de corrupção.

Ao todo, noventa e duas pessoas foram presas e dezenas de quadrilhas desmanteladas. A estimativa das autoridades é de que mais de um bilhão de reais tenham sido desviados dos cofres públicos.

A operação desta terça cumpriu 333 mandados de busca e apreensão e prendeu 92 pessoas. Computadores e documentos foram apreendidos em escritórios e órgãos públicos.

A operação foi desencadeada em 12 Estados. Segundo as investigações, as quadrilhas desviaram quase um bilhão e 200 milhões de reais com golpes e fraudes em contratos e licitações e sonegação de impostos.

Publicidade

Leia mais notícias no R7

Entre os presos na operação estão agentes públicos, traficantes, empresários e o ex-prefeito de porto velho, Roberto Sobrinho.

Publicidade

No interior paulista, o esquema desviava dinheiro em contratos feitos entre empreiteiras e prefeituras de 78 cidades. Foram efetuadas 13 prisões no Estado.

No Rio Grande Norte, na Bahia e em Pernambuco, o esquema envolvia contratos com bandas de música para o carnaval e outras festas populares.

Publicidade

As investigações começaram em setembro do ano passado. De acordo com o grupo de combate ao crime organizado, várias quadrilhas se instalaram em prefeituras para articular formas de desviar dinheiro público.

Os promotores e procuradores que participaram da megaoperação afirmam que esta é primeira de uma série de ações previstas para este ano.

Seria uma resposta ao Congresso Nacional, que analisa uma emenda constitucional que quer deixar as investigações a cargo apenas das polícias.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.