Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mercadante tenta reconquistar aliados do 'blocão'

Dilma quer saber se rebelião de Cunha (PMDB-RJ) tem apoio dos demais partidos da coalizão

Brasil|

Mercadante comanda a operação a pedido de Dilma
Mercadante comanda a operação a pedido de Dilma Mercadante comanda a operação a pedido de Dilma

Preocupada com a atuação do "blocão" no Congresso, a presidente Dilma Rousseff pediu ao ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, que tente esvaziar o grupo, atraindo novamente seus integrantes para o palanque governista. Dilma quer saber, na prática, até que ponto a rebelião comandada pelo líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), tem o apoio dos demais partidos da coalizão.

Mercadante iniciou a operação antes do Carnaval, dias após a criação do "blocão", grupo formado por sete partidos da base aliada e um da oposição (Solidariedade) para criar dificuldades em votações de interesse do governo no Congresso.

Ele tem chamado a seu gabinete ministros e parlamentares de partidos da base para pedir que saiam do grupo.

PT e PMDB terão nova reunião para discutir alianças regionais, diz Raupp

Publicidade

Presidente do PT evita polêmica com Eduardo Cunha

Líder do PMDB na Câmara sugere repensar aliança com PT

Publicidade

Leia mais notícias de Brasil e Política

Na noite desta segunda-feira (10), o chefe da Casa Civil conversou com o ministro dos Transportes, César Borges, que é filiado ao PR, com os senadores Alfredo Nascimento (AM) e Antônio Carlos Rodrigues (SP), e com o líder do partido na Câmara, Bernardo Santana (MG). Mercadante pediu aos parlamentares que não apoiem o projeto da oposição sobre uma comissão externa para acompanhar as investigações, na Holanda, de um esquema de pagamento de subornos a empresas, no qual a Petrobras é mencionada.

Publicidade

O ministro, porém, não obteve sucesso na empreitada. Santana se queixou com Mercadante do que chamou de "mau tratamento" por parte do governo e avisou que a bancada quer continuar no coalizão. Na definição do PR, o "blocão" não é de oposição, mas quer discutir os "rumos" do governo. 

Veja as notícias do R7 na palma da mão. Assine o R7 Torpedo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.