Mesmo com denúncias, campanha do deputado Henrique Alves continua a todo vapor
Parlamentar é o favorito para assumir a presidência da Câmara
Brasil|Marina Marquez, do R7, em Brasília
Depois de responder a denúncias sobre irregularidades na contratação de veículos no gabinete e possível favorecimento em emendas parlamentares, o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), favorito para assumir a presidência da Câmara dos Deputados, continua em campanha a todo vapor.
Esta semana, o deputado viajará para cinco Estados diferentes: Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Na semana que vem, as viagens continuam para tentar conseguir mais apoio à candidatura.
No último sábado (12), a revista Veja informou que o líder do PMDB na Casa alugou carros da empresa Global Transportes, do Distrito Federal, que teria por trás o ex-assessor do PMDB César Cunha.
Henrique Alves, deputado há 42 anos, é o favorito na disputa pela presidência da Câmara
Verba liberada para deputado abastece empresa do próprio assessor, diz jornal
A empresa está registrada no nome de Viviane dos Santos, que disse ter emprestado o nome à tia Kelen Gomes, responsável por emitir as notas para o gabinete do líder do PMDB.
O deputado nega irregularidades. A assessoria de imprensa de Henrique Alves informou que a empresa contratada está dentro da legalidade e prestou serviço ao gabinete corretamente. Possíveis irregularidades relatadas pela revista já estão sendo investigadas pela equipe do gabinete.
O jornal Folha de S. Paulo também publicou reportagens sobre o deputado do PMDB. Segundo o jornal, parte das emendas parlamentares do líder do PMDB beneficiou Aluizio Dutra de Almeida, assessor do deputado na Câmara.
Almeida é sócio da Bonacci Engenharia e Comércio, empresa contratada para fazer pelo menos três obras no estado nordestino financiadas por emendas do líder do PMDB que custaram cerca de R$ 1,2 milhão.
Em relação ao suposto favorecimento apontado pelo jornal Folha de S. Paulo, a assessoria informou que a esfera de atuação do deputado é política e que, em dez anos, ele conseguiu cerca de R$ 60 milhões em recursos de emendas parlamentares para o Estado e municípios do Rio Grande do Norte.
"Dentro desses recursos, licitações foram feitas pelo Executivo dentro da legalidade", informou a assessoria.
Campanha
O principal concorrente de Henrique Alves na eleição para a presidência da Câmara em fevereiro, o depugado Julio Delgado (PSB-MG) também está com a agenda cheia e diz que agora, mais do que nunca, reforça a proposta da campanha.
— Meu discurso não muda com isso tudo. Ulysses Guimarães já dizia e eu vou repetir, porque concordo. Ou nós mudamos ou seremos mudados. Se a gente não mudar essas práticas no Legislativo, a sociedade vai mudar a gente.
Delgado também vai viajar durante a semana para diversos Estados. A campanha continua até a primeira semana de fevereiro, quando os deputados vão eleger a nova Mesa Diretora para os próximos dois anos.