Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Na Argentina, Serra defende "negociações mais flexíveis" no Mercosul

Ministro quer que o bloco se concentre no propósito de uma área de livre comércio

Brasil|

Para Serra, é preciso trabalhar para "conseguir negociações mais flexíveis"
Para Serra, é preciso trabalhar para "conseguir negociações mais flexíveis" Para Serra, é preciso trabalhar para "conseguir negociações mais flexíveis"

O ministro das Relações Exteriores, José Serra, esteve na Argentina nesta segunda-feira (23), onde defendeu que o Mercosul se concentre no propósito de uma área de livre comércio, depois que a entrada da Venezuela em 2012 transformou o bloco aduaneiro em um fórum para políticas de esquerda.

É preciso trabalhar para "conseguir negociações mais flexíveis" que permitam ao Mercosul concretizar acordos bilaterais, disse Serra em uma entrevista coletiva em Buenos Aires.

— Nossa estratégia é a de criar mecanismos que agilizem, facilitem e flexibilizem a possibilidade de negociação com terceiros. [...] Então vamos investir na velocidade e flexibilidade.

O Mercosul é composto por Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela, tendo Bolívia e Chile como associados. A Argentina, principal destino dos produtos manufaturados brasileiros, é essencial para o Brasil em sua retomada comercial.

Em relação às negociações comerciais paralisadas entre o bloco sul-americano e a UE (União Europeia), afetadas pela crise política no Brasil e a relutância da França, o chanceler afirmou: "Eu não acho que haja algo tão crucial nos próximos seis meses" nessa tratativa.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.