Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Na CPI, Mantega diz que não se arrepende de decisões tomadas no BNDES

Ex-ministro da Fazenda defendeu ações do governo durante a crise mundial

Brasil|Rodrigo Vasconcelos, do R7, em Brasília, com Estadão Conteúdo

Ex-ministro depôs na CPI do BNDES nesta terça-feira
Ex-ministro depôs na CPI do BNDES nesta terça-feira Ex-ministro depôs na CPI do BNDES nesta terça-feira

Quatro dias após o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, anunciar a redução dos limites de empréstimos pelo PSI (Programa de Sustentação do Investimento), do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), o ex-ocupante da pasta Guido Mantega defendeu os vultuosos empréstimos feitos pelo banco nos últimos anos com subsídio do Tesouro Nacional.

— O aumento do crédito ao BNDES nos permitiu puxar o crescimento do PIB e do emprego. Os subsídios que foram pagos para esse programa foram mais do que compensados pelo aumento de arrecadação em função da atividade maior.

Ele ainda falou que nenhuma ação tomada enquanto era ministro causou prejuízo ao banco.

— Não me arrependo de nenhuma decisão, porque não me lembro de nenhuma decisão que tenha prejudicado o BNDES. O banco foi bem porque aumentou o lucro, o volume de crédito e manteve o índice baixo de inadimplência"

Publicidade

O ministro, que foi presidente do banco de fomento entre 2004 e 2006, depõe à CPI do BNDES, na Câmara dos Deputados, na condição de testemunha — teve, inclusive, de prometer dizer apenas a verdade.

À comissão, Mantega disse ainda que a política anticíclica adotada pelo governo brasileiro a partir de 2009 foi necessária para reativar o consumo e o investimento, em queda por conta da crise mundial.

Publicidade

— Naquela época não achávamos que a crise iria se estender por tantos anos.

CPI do BNDES coloca economia em risco, avalia governo

Publicidade

De acordo com números apresentados pelo ministro, o Tesouro repassou ao BNDES cerca de R$ 230 bilhões no governo Lula e outros R$ 200 bilhões no governo Dilma Rousseff.

O ex-ministro disse ainda que os financiamentos do PSI podem ser tomados por qualquer empresa, de qualquer setor. Ele defendeu que o programa aumentou o nível do investimento no país de 16% para cerca de 20% entre 2010 e 2014.

— Há uma elevação muito forte do investimento a partir do aumento do crédito do BNDES. É uma correlação inquestionável.

R7 Play: assista à Record onde e quando quiser

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.