Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Número de casamentos cai pela metade durante a pandemia no país

Em maio, tradicional mês das noivas, os cartórios do país registraram 33,5 mil casamentos. No mesmo período do ano passado, o número foi de 79,6 mil

Brasil|Ana Vinhas, do R7

Casamento realizado em cartório de Osasco, com noivos de máscara
Casamento realizado em cartório de Osasco, com noivos de máscara Casamento realizado em cartório de Osasco, com noivos de máscara

O número de casamentos no Brasil caiu 48% nos meses de março, abril e maio, com o isolamento social por causa do impacto da pandemia de coronavírus. Segundo os dados da Arpen Brasil (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais), a maior queda foi em abril, de 62%, quando os cartórios realizaram 24.976 registros, ante os 65.242 do mesmo mês do ano passado. 

Leia também: Noivas dão dicas de como comprar vestido de casamento pela internet

Em maio, tradicional mês das noivas, houve 33.543 registros, uma redução de 58% em relação ao mesmo período de 2019, quando foram realizados 79.685 casamentos.

"Fiquei muito chateada. Remarcar uma vez já é ruim%2C imagina duas vezes. Sempre quis que os parentes e as pessoas importantes para nós participassem do casamento."

(Ingrid Hervatin, designer de moda, de 24 anos )

Com o isolamento social, a designer de moda Ingrid Hervatin, de 24 anos, teve que adiar duas vezes seu casamento. Estava tudo pronto para ser em 25 de abril, quando saiu o decreto proibindo realização de festas.

Publicidade
Ingrid e o noivo
Ingrid e o noivo Ingrid e o noivo

Após conseguir encaixar uma nova data com fornecedores, em 18 de julho, e de refazer os convites, ela descobriu que na igreja só seria permitida a entrada dos noivos e de duas testemunhas.

"Apenas a partir de 31 de julho, deverá ser permitida a realização de cerimônias nas igrejas. Tive que mudar novamente. Mas já parei de chorar e me conformei", conlcui. Com tuddo isso, ela só conseguiu remarcar para fevereiro do ano que vem.

Publicidade

Apesar de muitas casais terem adiado a troca de alianças, os casamentos não pararam durante a pandemia. Classificados como serviço essencial, os cartórios de registro civil permaneceram abertos, mas com novas regras e medidas de segurança para evitar o contágio da covid-19. 

"As cerimônicas têm sido realizadas seguindo todas as normas de higiene e segurança recomendadas por organizações sanitárias. Apenas os noivos e as duas testemunhas previstas em lei podem participar", explica Andreia Gagliardi, diretora da Arpen-SP (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo).

Publicidade

Além disso, todos os participantes devem estar com máscaras e o álcool em gel 70% fica à disposição para que todos possam fazer a higienização das mãos na troca de alianças ou na hora de pegar a caneta ao assinar o registro.

"Nossa expectativa é que, tão logo a crise sanitária seja solucionada, possamos receber todos os casais que optaram por aguardar pela normalização e garantir que as celebrações sejam efetivadas", afirma a diretora da Arpen-SP. 

Enquanto isso, noivos têm se adaptado à nova situação em meio à pandemia. Recentemente, a atriz Bárbara Evans oficializou a união com o empresário Gustavo Theodoro em um casamento civil que contou apenas com a presença das duas testemunhas e com tansmissão pelo perfil no Instagram.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.