Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

OEA mostra preocupação com impeachment de Dilma, “que não é acusada de nada”

Luis Almagro, secretário-geral da OEA, concedeu entrevista ao jornal espanhol El País

Brasil|Do R7

Luis Almagro é secretário-geral da OEA
Luis Almagro é secretário-geral da OEA Luis Almagro é secretário-geral da OEA

Em entrevista ao jornal espanhol El País, o secretário-geral da OEA (Organização dos Estados Americanos, o uruguaio Luis Almagro, criticou o processo de impeachment que está em debate na Câmara dos Deputados até o próximo domingo (17).

“O feito fundamental é que está sendo realizado um processo de impeachment de uma presidenta que não é acusada de nada, não responde por nenhum ato ilegal”, disse Almagro na entrevista.

— É algo que verdadeiramente nos preocupa, sobretudo porque vemos que entre os que podem acionar o processo de impeachment existem congressistas acusados e culpados. É o mundo ao contrário.

Almagro ressaltou que a função da OEA é zelar pelo diálogo entre as diversas partes políticas em desavença em todo o continente. Nesse sentido, ele criticou o governo de Nicolas Maduro, na Venezuela, que vetou nesta semana a Lei de Anistia aprovada pelo Congresso, atualmente sob controle da oposição do país.

Publicidade

— [A OEA pode] dar uma opinião muito clara sobre o funcionamento do sistema e procurar um diálogo entre as partes. Não mantemos uma neutralidade sobre a situação. A neutralidade moral não é possível quando existem presos políticos e a democracia não está funcionando.

Ao comentar o escândalo Panamá Papers, Almagrao disse que “o importante é que, na política, o dinheiro não grude nas mãos”.

— O problema é que muitos de nossos políticos têm cola e o dinheiro gruda em suas mãos. São fundos de evasão fiscal, de lavagem de dinheiro, e isso é dinheiro que pertence à população. É dinheiro retirado de planos de emergência, de planos sociais, de educação... Não deve existir margem de tolerância. É preciso ser muito duro, muito drástico com essas questões.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.