Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Papa vai encontrar Brasil com a menor participação católica da história

Grupo religioso vai pouco à missa e tem baixo interesse em pagar dízimo, diz pesquisa

Brasil|Do R7

De malas prontas ao Brasil, o papa Francisco vai se deparar com um País onde a participação da Igreja Católica registra seu menor índice da história.

Levantamento divulgado neste domingo (21) pelo Datafolha aponta queda no número de fiéis do maior bloco religioso do Brasil, pouca presença em missas e baixo interesse em contribuições financeiras.

De acordo com a pesquisa, 57% dos participantes brasileiros com mais de 16 anos de idade se declararam católicos. É o patamar mais baixo da história do País. Para se ter uma ideia, em 2007, o número de brasileiros que se dizia católico era de 64%. Em 1994, a participação chegava a 75%, diz o Datafolha.

De malas prontas ao Brasil, papa Francisco enfrenta 1º escândalo no pontificado

Publicidade

Jornada Mundial e vinda do papa reforçam a tradição brasileira de misturar o público e o privado

Visita do papa ao Brasil deve repetir onda de indignação e revolta que já aconteceu na Espanha

Publicidade

Os católicos registraram os mais baixos índices de participação em cultos na comparação com outros blocos religiosos do País. O Datafolha diz ainda que apenas 17% dos católicos participam dos encontros mais de uma vez por semana.

A presença no encontro uma vez por semana é confirmada por 28% deles, enquanto 21% disseram só ir à missa uma vez por mês.

Publicidade

O número de contribuições financeiras também é mais baixo para os católicos. Apenas 34% confirmaram a ajuda frequente. Porém, quase um terço dos católicos diz não dar qualquer ajuda em dinheiro para a igreja.

O Datafolha ouviu 3.758 entrevistados em 180 municípios do País, entre os dias 6 e 7 de junho. A margem de erro dos resultados é de dois pontos percentuais.

Viagens papais já motivaram protestos pelo mundo inteiro. Relembre

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.