Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Para dar celeridade ao julgamento, senadores governistas abrem mão de questionar testemunhas da defesa de Dilma

Ainda faltam quatro testemunhas para serem ouvidas no processo

Brasil|com R7, em Brasília

Professor Luiz Gonzaga Belluzzo, à direita, é a primeira testemunha desta sexta-feira
Professor Luiz Gonzaga Belluzzo, à direita, é a primeira testemunha desta sexta-feira Professor Luiz Gonzaga Belluzzo, à direita, é a primeira testemunha desta sexta-feira

Senadores da base do governo do presidente interino Michel Temer anunciaram que abrem mão nesta sexta-feira (26) de fazer perguntas às testemunhas convocadas pela defesa da presidente afastada Dilma Rousseff.

O senador Áecio Neves (PSDB-MG) e os senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) explicaram que a ideia é dar celeridade ao processo para que a presidente Dilma possa ser ouvida na segunda-feira (29) às 9h. 

Apesar de o depoimento de Dilma estar marcado, ele pode ser adiado se a fase de questionamento de testemunhas não estiver concluída. Os trabalhos estão atrasados.

Dilma se defenderá pessoalmente no Senado

Publicidade

A previsão era que quatro testemunhas seriam ouvidas ontem (25) e outras quatro nesta sexta. No entanto, até agora apenas duas testemunhas foram ouvidas. Faltam ainda, portanto, quatro testemunhas da defesa para serem ouvidas. Se necessário, a sessão avançará pela madrugada e pelo final de semana.

O julgamento teria oito testemunhas, duas da acusação e seis da defesa. No entanto, a defesa de Dilma dispensou duas de suas testemunhas e uma das testemunhas de acusação foi ouvida como informante ontem, atentendo a um pedido da defesa: o procurador do MP junto ao Tribunal de Contas da União Júlio Marcelo de Oliveira. 

Publicidade

De acordo com o ministro Ricardo Lewandowski, que preside os trabalhos, essa fase deve demorar um total de 23 horas.

O segundo dia de julgamento do impeachment de Dilma é dedicado à oitiva das testemunhas da defesa. O professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutor em economia Luiz Gonzaga Belluzzo, é o primeiro a prestar depoimento.

Publicidade

A sessão foi suspensa após sucessivos bate-bocas entre senadores, tumulto que envolveu até mesmo o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que abandonou sua postura de isenção.

Os governistas têm pressa na conclusão do julgamento, já que Temer vai para a China na semana que vem para participar de cúpula do G20 e quer viajar já como presidente efetivo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.