Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PMDB domina Senado. Veja como fica a divisão entre os partidos

PT é segundo, com 13 senadores. PSB e PTB terão redução de quadros 

Brasil|Do R7

Senado Federal passa a ter nova composição a partir deste domingo
Senado Federal passa a ter nova composição a partir deste domingo Senado Federal passa a ter nova composição a partir deste domingo

O PMDB será maioria no Senado nesta legislatura. Com 19 eleitos em outubro do ano passado, o partido vai perder pelo menos duas cadeiras com a saída de Kátia Abreu, para o Ministério da Agricultura, e de Eduardo Braga, para Minas e Energia.

Outro partido que vai encolher na Casa será o PTB, com a licença de Armando Monteiro que vai assumir o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

O mesmo cenário vai acontecer com o PSB. Com a eleição de Rodrigo Rollemberg para o governo do Distrito Federal, o partido vai perder uma cadeira na casa.

Leia mais notícias de Brasil e Política

Publicidade

O PT vai compor a segunda maior bancada, com 13 senadores.

Em caso de licença, um suplente da coligação — e não dos partidos — ocupa a vaga do parlamentar, segundo decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de 2011.

Se o quociente eleitoral para o preenchimento de vagas é definido em função da coligação, a mesma regra deve ser seguida para a sucessão dos suplentes. Portanto, o suplente pode ser de outra sigla.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.