Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PP troca dois membros do Conselho de Ética da Câmara

Substitutos, Nelson Meurer e André Fufuca tendem a votar a favor de Cunha no colegiado

Brasil|

Conselho vai votar processo por quebra de decoro contra Cunha
Conselho vai votar processo por quebra de decoro contra Cunha Conselho vai votar processo por quebra de decoro contra Cunha

Na reta final da análise do processo por quebra de decoro parlamentar contra o presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), dois membros titulares do Conselho de Ética renunciaram ao colegiado nesta terça-feira (17). Os parlamentares são do PP, que tratou de indicar imediatamente titulares que também tendem a votar a favor do peemedebista.

Ricardo Barros (PP-PR), que se licenciou do mandato para assumir o Ministério da Saúde, deixou o colegiado e será substituído por Nelson Meurer (PP-PR). Já Cacá Leão (PP-BA) abriu mão da vaga e em seu lugar entrou André Fufuca (PP-BA).

Segundo fontes, Leão alegou desgaste e desconforto em apoiar Cunha devido às alianças locais que possui na Bahia. O pai dele, vice-governador e presidente do PP da Bahia, João Leão, é aliado do governador Rui Costa, do PT.

Parte da tropa de choque de Cunha, o suplente Manoel Júnior (PMDB-PB) também deve anunciar em breve sua saída do conselho. Manoel Júnior é considerado um dos principais defensores do peemedebista no colegiado. A justificativa de Júnior seria a sua pré-candidatura a prefeito de João Pessoa, na Paraíba, que poderia ser prejudicada por Cunha. Ele confirmou que vai renunciar, mas disse que é apenas por uma questão de ter mais tempo na agenda para fazer campanha em sua cidade.

Os membros do colegiado pretendiam colocar em votação nesta terça uma consulta que previa novas regras para substituição de membros titulares e suplentes e acabar com as sucessivas trocas no grupo. O assunto não entrou em pauta porque a sessão se estendeu com o depoimento de uma testemunha de defesa de Cunha.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.