Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente do PMDB critica deputados que cogitam faltar na votação do impeachment

Senador Romero Jucá disse que acho difícil qualquer parlamentar ter a condição de se esconder

Brasil|Do R7

Jucá criticou Dilma por ter insinuado que Temer pretende cortar programas sociais
Jucá criticou Dilma por ter insinuado que Temer pretende cortar programas sociais Jucá criticou Dilma por ter insinuado que Temer pretende cortar programas sociais

O presidente em exercício do PMDB, senador Romero Jucá (RR), criticou no começo da noite deste sábado (16) os deputados que cogitam faltar na votação do impeachment marcada para o domingo (17). Nas últimas horas, o Palácio do Planalto operou uma estratégia para diminuir o quórum de votação, já que para afastar a presidente Dilma Rousseff do cargo são necessários 342 votos

— Nós estamos muito tranquilos. Os partidos estão firmes. Não é uma votação individual, de cada parlamentar. Acho muito difícil qualquer parlamentar ter a condição de se esconder e não vir votar", disse Jucá. "Os deputados que faltarem estarão frustrando seus eleitores e suas famílias.

Jucá deu as declarações ao chegar ao Palácio do Jaburu para se encontrar com o vice-presidente, Michel Temer. Ele reconheceu que o governo não vai desistir de evitar o impeachment.

— Não esperaria que eles (do governo) se entregassem. Agora, a verdade é superior a qualquer boato. Então amanhã nós vamos ver.

Publicidade

Leia mais notícias de Brasil e Política

Mesmo com placar apertado, oposição espera começar votação do impeachment “com goleada”

Publicidade

O senador comentou a mudança de votos de alguns deputados que decidiram, nas últimas horas, ficar com Dilma sob o argumento de que o afastamento dela significaria um vitória do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

— [Eram esperados] esses votos que já viraram independentes.'Dilma nem Cunha' não serão realmente. Será Temer.

Publicidade

Jucá criticou Dilma por ter insinuado que Temer pretende cortar programas sociais, como o Bolsa Família. Como o vice havia feito mais cedo, ele classificou como "mentira" a fala da presidente.

— Aliás, de 2014 para cá, o que é mentira já foi desmascarado. O que eles [o governo] estão dizendo agora é um repeteco da campanha do que não cumpriram.

Oposição entra com queixa-crime na PF contra "barganha criminosa" de Dilma

Segundo Jucá, Temer deve passar o domingo no Palácio do Jaburu.

— Ele está muito tranquilo. É um homem muito experiente. E a sociedade sabe separar o que é verdade e o que é mentira", disse. "Quem souber ganhar vai precisar grandeza para administrar. Quem perder vai precisar grandeza para perder.

Cid Gomes

Ao visitar Dilma no começo da noite no Palácio da Alvorada, o ex-governador do Ceará, Cid Gomes (PDT) afirmou que ela acredita que poderá barrar o impeachment.

— Não tem nada decidido. Quem tiver cantando vitória antes do tempo errará.

Record vai transmitir ao vivo votação do impeachment de Dilma

Apesar de lutar para evitar o afastamento de Dilma, Cid — que foi ministro da Educação de janeiro a março de 2015 — criticou o governo do PT.

— Para mim a Dilma é séria, [mas] o governo está no fundo do poço.

Cid, porém, justificou por que é contra o impeachment.

— A gente tem de defender um valor democrático. Um mandato é uma coisa consagrada pela população. E o mandato só pode ser retirado se houver crime, roubo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.