Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Primeiro discurso de Aécio após eleições provoca reações no Senado Federal

Petistas saíram em defesa de Dilma e senadores da base manifestaram apoio ao tucano

Brasil|Carolina Martins, do R7, em Brasília

O primeiro discurso do senador Aécio Neves (PSDB-MG) após a derrota na eleições iniciou um debate acalorado no Senado Federal. Enquanto petistas saíram em defesa da presidente Dilma Rouseff, rebatendo as acusações de Aécio de que ela teria mentido durante a campanha, senadores de partidos que copõem a base de apoio ao governo manifestaram apoio ao tucano.

O senador Magno Malta (PR-ES) foi um dos que parabenizaram Aécio, mesmo sendo de um partido que fez parte da coligação de Dilma Rousseff durante as eleições. Malta disse não se constranger em declarar seu voto em Aécio e fez duras críticas ao governo do PT. Segundo ele, foi o bom o tucano ter perdido, para ser poupado da crise que, segundo ele, irá assolar o País.

— Vossa Excelência não perdeu, Vossa Excelência recebeu um livramento Deus. Esse País está quebrado, estamos caminhando para dias terríveis. Vossa Excelência iria pagar uma conta que não é sua.

Leia mais notícias no R7

Publicidade

Os senadores Pedro Taques (PDT-MT) e Cristovam Buarque (PDT-DF), que também fazem parte de um partido coligado ao PT, fizeram questão de confirmar apoio a Aécio Neves e reforçar o coro de parlamentares que devem se posicionar de forma acirrada na oposição ao governo.

Pró-Dilma

Publicidade

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), pediu a palavra para defender a presidente Dilma Rousseff e foi vaiado por apoiadores de Aécio que lotaram a galeria do plenário.

Rebatendo as acusações de que Dilma teria mentido durante uma campanha difamatória, Costa afirmou que a presidente reeleita enfrentou fortes ataques da imprensa e também nas redes sociais, não somente durante as eleições, mas durante os quatro anos de governo.

Publicidade

O líder petista comparou Dilma a Getúlio Vargas e João Goulart, ao citar os ex-presidentes como exemplos de governantes que “foram submetidos ao cerco” da oposição e da mídia. Mesmo parabenizando Aécio pelos votos recebidos, sugeriu que os derrotados aprendam a perder.

— Vossa Excelência foi guerreio, foi forte, teve uma grande votação, mas a vencedora foi a presidente Dilma Rousseff. Há uma situação resolvida no Brasil. Não cabe a nós não saber ganhar, mas não cabe também, não há Vossa Excelência, mas há muitos que talvez não estejam sabendo perder.

Humberto Costa também fez um apelo, pedindo uma postura que atenda ao pedido de diálogo feito pela presidente. Segundo ele, oposição e governo precisam trabalhar juntos em muitas questões.

— É preciso desmontarmos os palanques, a oposição precisa ter a visão clara que há muitas coisa que precisamos trabalhar em conjunto.​

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.