Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Procurador vê consistência em denúncia contra Renan

O senador é acusado de apresentar, em 2007, notas fiscais frias relacionadas à venda de bois

Brasil|

Enquanto costura nos bastidores sua candidatura à Presidência do Senado e tenta minimizar o impacto de denúncias com a ajuda de seu partido, Renan Calheiros (PMDB-AL) sofreu na terça-feira (29) novo desgaste político. O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, classificou como "extremamente consistente" a denúncia apresentada por ele ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra o senador.

— Foi uma iniciativa ponderada, examinada, refletida com o máximo cuidado e extremamente consistente.

Na sexta-feira passada (25), o procurador encaminhou uma denúncia ao STF acusando Calheiros de apresentar em 2007 notas fiscais frias relacionadas à venda de bois. O objetivo do senador era comprovar rendimentos que teriam sido utilizados para pagar pensão a uma filha. Na época, surgiu a suspeita de que a pensão teria sido custeada por um lobista. Renan respondeu a processo de cassação e renunciou à presidência da Casa na ocasião.

Renan Calheiros é denunciado por supostas notas frias

Publicidade

Leia mais notícias de Brasil

De ministro a senador investigado após caso extraconjugal: veja a trajetória de Renan Calheiros

Publicidade

A denúncia da Procuradoria-Geral da República foi fundamentada em relatórios de inteligência financeira e informações fiscais fornecidas pela Receita. O material estava sendo preparado, segundo Gurgel, há meses.

Eleição para presidente do Senado poderá ter candidato alternativo

Publicidade

O procurador negou que a apresentação da denúncia uma semana antes da eleição no Senado tenha motivação política.

— A iniciativa foi extremamente ponderada. Tenho sempre muito cuidado com isso, mas não posso ficar subordinado. As pessoas estão sempre concorrendo a cargos. Não pode ficar o Ministério Público de mãos atadas, subordinado a só oferecer denúncia quando seja politicamente conveniente.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.