Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PSDB sugere deixar para 2013 votação do veto na Lei de Royalties

Congresso está a só três dias do fim do ano

Brasil|Da Agência Senado

Ao deixar a reunião de líderes que tenta alcançar um acordo sobre a votação dos vetos à Lei dos Royalties, o deputado Domingos Sávio (PSDB-MG) disse que seu partido vem propondo analisar todos os vetos na sessão desta quarta-feira (19), com exceção do veto da Lei dos Royalties, que entraria na pauta da primeira reunião do Congresso no próximo ano.

De acordo com ele, essa seria uma estratégia para evitar a obstrução das duas Casas a apenas três dias do fim do ano legislativo. Assim o Congresso, que agora está parado à espera de uma definição, poderia voltar a examinar, por exemplo, o Orçamento da União para 2013.

Contudo, de acordo com o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) a proposta do PSDB não deve ser aceita pelos Estados produtores, que buscam um cronograma de deliberação de vetos ao longo de 2013 — o que daria mais tempo ao Rio de Janeiro e ao Espírito Santo, os Estados que mais perdem se o veto da presidente Dilma for derrubado.

—Já conseguimos dez inscrições para cada veto. São seis deputados e quatro senadores, o que daria uma média de três horas de discussão por veto. Eles são mais de três mil.

Publicidade

Lindbergh destacou que as duas bancadas estão no estrito cumprimento do Regimento Comum do Congresso.

O senador Magno Malta (PR-ES) confirmou que, caso seja reaberta a sessão do Congresso, os estados produtores estão dispostos a discutir um por um todos os vetos.

Publicidade

— A sessão deve durar uns 30 dias.

As principais lideranças da Câmara e do Senado estão reunidas desde as 13h30 no gabinete da vice-presidente, em busca de consenso para os procedimentos da votação dos vetos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.