Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PSOL pede a cassação de Afif à Assembleia de SP

Ministro anunciou que pretende acumular o novo posto com o de vice-governador paulista

Brasil|Filippo Cecilio, do R7

O deputado estadual do PSOL Carlos Giannazi protocolou um pedido para cassar o mandato do vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos (PSD), que assumiu nesta quinta-feira (9) como ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa.

Afif já declarou que pretende conciliar os dois cargos e que só deixará seu posto no Palácio dos Bandeirantes se vier uma ordem judicial que lhe obrigue.

No pedido, Giannazi diz que, ao acumular os cargos públicos, Afif está ferindo a Constituição e “atentando contra a dignidade, a honra e o decoro”.

Leia mais notícias no R7

Publicidade

“A decisão do vice-governador Guilherme Afif mostra total descompasso com as determinações constitucionais federal e estadual, na medida em que extrapola e conflita suas funções”, diz o texto.

O deputado socialista alega que a dupla função causa conflito entre os interesses do Estado e os do governo federal, "atentando contra a autonomia de São Paulo”.

Publicidade

Giannazi pede ao presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Samuel Moreira (PSDB), que se crie uma comissão processante na Casa para avaliar o caso de Afif, culminando com perda do mandato do vice.

Na última quarta-feira (8), Giannazi já havia enviado representação ao MP (Ministério Público) pedido que Afif seja cassado do posto no governo estadual.

Publicidade

O novo ministro acrescentou que foi eleito para o cargo e "não se renuncia ao cargo para o qual foi eleito".

— Renúncia é muito grave, um vice não se licencia, ele é stand by.

Questionado se assim não estaria servindo a dois senhores, declarou:

— Não sirvo a dois senhores. Eu sirvo a uma causa.

Afif disse que, sobre essa questão de exercer os dois cargos, "foi tudo conversado" com presidente Dilma Rousseff.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.