Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PT oficializa nome de Chinaglia como candidato à presidência da Câmara

Outros seis partidos apoiam o nome do deputado e podem formar bloco com petistas em 2015

Brasil|Carolina Martins, do R7, em Brasília

Petista já foi presidente da Câmara e tenta voltar ao cargo
Petista já foi presidente da Câmara e tenta voltar ao cargo Petista já foi presidente da Câmara e tenta voltar ao cargo

O PT anunciou nesta terça-feira (16) que o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) será o candidato do partido para disputar a presidência da Câmara dos Deputados. A candidatura bate de frente com a do PMDB, maior partido aliado ao governo e que lançou Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na disputa.

Além do PT, outros seis partidos apoiam Chinaglia para presidência, entre eles PROS, PCdoB e PDT. O líder petista na Câmara, deputado Vicentinho (SP) não quis adiantar quais são as outras legendas agregadas, mas garante que o candidato representa todo o grupo.

— O Arlindo não é o candidato do Partido dos Trabalhadores apenas, é o candidato de vários partidos, de vários grupos, e vamos fazer o lançamento com a esperança da vitória.

Leia mais notícias no R7

Publicidade

A candidatura de Chinaglia será oficialmente lançada na próxima quarta-feira (17). Até agora, somente ele e Cunha estão oficialmente na corrida pela presidência da Câmara. Outro provável nome é o de Júlio Delgado (PSB-MG), representando o Bloco da Esquerda Democrática, lançado nesta terça.

Blocos partidários

Publicidade

O líder do PT comentou o lançamento do bloco de esquerda formado por PSB, PPS, PV e SD. De acordo com Vicentinho, é natural da democracia o agrupamento de partidos com interesses convergentes e avisou que os petistas também estão discutindo a constituição de um bloco.

Vicentinho sinalizou que as conversas com PROS, PCdoB e PDT estão adiantadas e vão além do apoio à candidatura de Chinaglia.

Publicidade

— Existem várias discussões sobre constituição de blocos, provavelmente nós também vamos discutir essa questão, para constituir um bloco também. Até porque isso terá influência na constituição da Mesa Diretora, portanto faz parte. Vamos ao debate. Pode ser um bloco com alguns [dos partidos que apoiam Chinaglia] pode ser que seja com todos.

Para o líder petista na Câmara, é importante participar de blocos partidários para unir forças na composição tanto da Mesa Diretora da Casa como das comissões parlamentares.​

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.