Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Renan vai pedir indicação de membros para CPMI da Petrobras

Após autorizar criação de duas CPIs, presidente do Congresso afirma que pode apontar nomes

Brasil|Da Agência Senado

Renan disse que é obrigação das lideranças apontarem nomes da CPI
Renan disse que é obrigação das lideranças apontarem nomes da CPI Renan disse que é obrigação das lideranças apontarem nomes da CPI

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou nesta quarta-feira (30) que vai pedir aos líderes partidários do Congresso Nacional, na próxima terça-feira (6), a indicação dos nomes de 13 senadores e 13 deputados para compor a CPI Mista da Petrobras.

O presidente da Casa autorizou a criação de duas Comissões Parlamentares de Inquérito, uma exclusiva do Senado e outra mista, que incluem 13 senadores e 13 deputados federais.

Renan afirmou também que é função das lideranças definir se a investigação vai acontecer em uma CPI formada apenas por senadores ou por uma comissão de inquérito com senadores e deputados.

— Não cabe ao presidente do Congresso decidir quem é que vai investigar. Estabelecidos os pressupostos e guardado o princípio constitucional do direito da minoria, nós temos que fazer a investigação. Os líderes precisam se entender no sentido que tenhamos um acordo para saber em qual fórum ou se em mais de um fórum vai haver a investigação.

Publicidade

Leia mais notícias de Brasil e Politica

Ainda de acordo com o senador Renan Calheiros, no caso de as lideranças não apontarem os nomes dos membros de comissões parlamentares de inquérito, esse papel passa a ser do presidente da Casa Legislativa ou do Congresso Nacional.

Publicidade

— Se não houver indicações, caberá ao presidente do Congresso Nacional fazê-las.

O senador de Alagoas também deixou claro que não é papel do presidente do Congresso decidir que tipo de investigação é mais efetivo. Lembrou que, na última terça-feira (29), pediu aos líderes dos partidos no Senado a relação dos nomes que vão compor a CPI da Petrobras na Casa, em respeito à decisão liminar da ministra do STF (Supremo Tribunal Federal), Rosa Weber, que determinou a imediata instalação da comissão parlamentar de inquérito.

Publicidade

— Cabe à própria comissão decidir o que é mais efetivo. O que mais rapidamente vai dar as respostas que a sociedade cobra. Eu acatei a liminar. Vou cumpri-la. Pedi a indicação dos nomes. Tão logo sejam indicados os nomes, a CPI vai se reunir sob a presidência do senador mais idoso e eleger o presidente e indicar o relator.

Decisão do STF

A intimação do STF comunicando a decisão em liminar da ministra Rosa Weber — a decisão foi tomada na sexta-feira passada — chegou nesta quarta ao Senado, conforme anunciado pelo vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC) durante a sessão extraordinária realizada nesta manhã. Viana lembrou que a sentença diz respeito à instalação da CPI da Petrobras na Casa.

Nesta terça-feira (29), o presidente do Senado, Renan Calheiros informou que vai recorrer da determinação por um dever funcional da Presidência. Ele explicou que é preciso pacificar um entendimento do Pleno do STF sobre essa matéria.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.