Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Reunião da comissão especial do impeachment é adiada e definição dos nomes fica para terça-feira (8)

Encontro ficou marcado para às 14h, e Conselho de Ética da Câmara se encontra às 14h30

Brasil|Bruno Lima, do R7, em Brasília, com Agência Câmara

Eduardo Cunha comandou a reunião na segunda-feira (7) que determinou adiamento da reunião da comissão especial
Eduardo Cunha comandou a reunião na segunda-feira (7) que determinou adiamento da reunião da comissão especial Eduardo Cunha comandou a reunião na segunda-feira (7) que determinou adiamento da reunião da comissão especial

A primeira reunião da comissão especial que vai analisar o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff foi adiada, nesta segunda-feira (7), para a próxima terça-feira (8).

Com isso, a definição dos membros do colegiado só será confirmado amanhã, em reunião marcada para as 14h. A informação é do líder do PT na Câmara, Sibá Machado.

O motivo para a postergação da reunião foi uma divergência da oposição. Alguns parlamentares contrários a Dilma e, portanto, favoráveis ao pedido de impeachment querem apresentar uma chapa paralela para disputar uma vaga na comissão especial sem serem indicados pelos partidos.

Esses parlamentares pretender apresentar uma chapa por fora para ser votada pelo plenário, o que vai contra o regimento, uma vez que quem indica os membros da comissão são os líderes partidários.

Publicidade

Sibá estava na reunião de líderes da Câmara, comandada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e deixou o encontro antes do final, reclamando que não participaria mais da reunião.

Leia mais notícias de Brasil e Política

Publicidade

O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), se pronunciou após a reunião com Cunha e os líderes dos partidos.

— Chega uma hora dessas e o presidente da Câmara com a oposição e diz que não faria mais a reunião [para definir a composição da comissão do impeachment]. Nós não aceitamos esse tipo de manobra. Isso não é razoável.

Publicidade

O líder do PMDB na Câmara, deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ), também criticou o adiamento: "Eu creio que nõs começamos de uma forma ruim".

— Isso nos causa estranheza. O ideal é que se cumpram os prazos. Isso é grave.

Comissão do impeachment x Conselho de Ética

A reunião da comissão especial do impeachment vai começar pouco antes do encontro do Conselho de Ética da Câmara, que está marcado para 14h30.

Por quatro vezes, o colegiado que analisa o processo que pode cassar o mandato de Eduardo Cunha, por suposta quebra de decoro parlamentar na CPI da Petrobras, teve sua decisão adiada.

Pouco antes, o deputado Paulo Pereira da Silva (SD-SP), o Paulinho da Força, disse que a definição da lista ficaria para amanhã por causa de divergência na indicação dos nomes dos integrantes entre partidos governistas e de oposição.

Paulinho explicou que, por não concordarem com algumas indicações de partidos da base, partidos da oposição não estão querendo fazer suas indicações para essa lista e sugerem uma chapa alternativa.

O plenário da Câmara dos Deputados tinha sessão extraordinária marcada para as 18h desta segunda para que a escolha dos 65 membros que vão compor a comissão especial.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.