Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Secretário petista chama de "retrocesso" eleição do deputado Marco Feliciano

Ele diz que Feliciano "se afigura como ameaça real"

Brasil|

O secretario nacional de Movimentos Populares do PT, Renato Simões, divulgou na quinta-feira (7) nota na qual "registra com pesar" e "repudia" o "imenso retrocesso que representa a eleição do deputado Marco Feliciano (PSC-SP) na tradição e compromisso histórico da Comissão de Direitos Humanos".

Simões afirma que a comissão "passa a ser presidida por um deputado que se notabilizou tristemente como defensor de ideias homofóbicas e racistas, disseminadas em redes sociais e nas tribunas que ocupou".

Segundo ele, Feliciano "se afigura como ameaça real" ao funcionamento da comissão e "se arrogou como propagandista de posturas político-ideológicas contrárias aos direitos humanos consagrados na Constituição e nos documentos internacionais do Sistema de Direitos Humanos referendados pelo Brasil".

Camponeses fazem manifestação no Incra em defesa da reforma agrária

Publicidade

Leia mais notícias de Brasil

Simões faz parte de uma corrente minoritária do PT. Na nota, o secretário "conclama a bancada petista a permanecer vigilante para que a comissão não se transforme em palanque retrógrado para seu presidente".

Publicidade

Ao Estado, ele afirmou que alertou o líder do PT na Câmara, José Guimarães (CE), na semana passada, sobre os riscos da eleição do pastor.

O líder respondeu que estava ciente da repercussão negativa, mas avaliava que a indicação do PSC não era definitiva e que se movimentaria para evitar que se consumasse a eleição.

Publicidade

Publicamente, Guimarães afirmou que a Comissão de Direitos Humanos era a quarta prioridade do PT, que acabou ficando com as comissões de Constituição e Justiça, Relações Exteriores e Seguridade Social.

Para Simões, a comissão foi "tomada de assalto". "A bancada evangélica convenceu os partidos a ceder suas vagas para o PSC e se formou maioria artificial. É manobra regimental, mas imoral."

O episódio, diz, deve servir de lição ao PT para que "negociações interpartidárias levem em conta o perfil do partido e dos seus indicados para a presidência de uma instituição tão cara aos movimentos sociais".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.