Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

STF decide que Azeredo será julgado pela primeira instância por mensalão tucano

Brasil|

BRASÍLIA, 27 Mar (Reuters) - A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quinta-feira que o ex-deputado federal Eduardo Azeredo, denunciado pela Procuradoria-Geral da República na ação penal que investiga sua participação no escândalo que ficou conhecido como "mensalão tucano", será julgado pela primeira instância da Justiça Federal de Minas Gerais porque ele renunciou ao mandato.

A decisão tira o mensalão tucano da pauta da Suprema Corte, já que o processo estava sendo analisado pelos ministros porque Azeredo tinha foro privilegiado. O ex-deputado foi acusado de lavagem de dinheiro e peculato pela PGR, que pediu uma condenação de 22 anos de prisão para ele.

O mensalão tucano foi um suposto esquema de desvio de verbas públicas em Minas Gerais para o caixa de campanha de Azeredo (PSDB) à reeleição do governo estadual em 1998. O esquema é considerado o embrião do mensalão do PT, que se caracterizou pela compra de apoio político no Congresso durante o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Sob pressão do partido e tentando evitar constrangimentos para a campanha do senador e presidente do PSDB, Aécio Neves (MG) à Presidência da República, Azeredo renunciou ao mandato em fevereiro, abrindo caminho para o fim do processo no STF. .

Publicidade

"As alegações injustas, agressivas, radicais e desumanas da PGR formaram a tormenta que me condena a priori e configuram mais uma antiga e hedionda denúncia da Inquisição do que uma peça acusatória do Ministério Público", afirmou Azeredo em sua carta de renúncia.

À época, Aécio afirmou que a decisão de Azeredo refletia uma posição pessoal e de foro íntimo e negou ainda ter havido pressão do partido para que ele renunciasse.

Publicidade

"Não vejo nenhuma interferência (no cenário eleitoral)", disse Aécio. "Decisão de foro íntimo, que tem de ser respeitada e ele vai se dedicar agora à sua defesa", acrescentou.

(Reportagem de Jeferson Ribeiro)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.