Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Taxa de sub-registro de nascimentos despenca em dez anos

Índice caiu de 20,3% em 2002 para 6,7% em 2012, segundo levantamento do IBGE 

Brasil|Da Agência Brasil

  • Google News
É considerado sub-registro nascimento não registrado no 1º ano
É considerado sub-registro nascimento não registrado no 1º ano

O número de brasileiros sem registro ou com registro tardio de nascimento despencou em dez anos, caindo de 20,3% em 2002 para 6,7% em 2012. O dado faz parte do Levantamento Estatísticas do Registro Civil, divulgado hoje (20) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O sociólogo Claudio Crespo, coordenador de População e Indicadores Sociais do instituto, credita a queda a um conjunto de ações oficiais que tiveram continuidade ao longo da década.


— As ações de combate ao sub-registro se espalharam por meio dos governos Federal, estadual e municipal. Houve instalação de cartórios em maternidades, especialmente nas públicas, mas certamente os programas sociais exigindo o registro de nascimento [para concessão de benefícios] tiveram um papel significativo.

Casamentos são o triplo dos divórcios no Brasil, diz IBGE


Cresce número de mortes violentas de homens no Brasil

Segundo o pesquisador do IBGE, é considerado sub-registro o nascimento não registrado no ano de sua ocorrência ou até o primeiro trimestre do ano seguinte.

— A redução do sub-registro de nascimento é, sem dúvida, uma informação relevante. É um direito das crianças serem registradas ao nascer.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.