Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Televisão é o meio de comunicação mais utilizado por 93% dos brasileiros, aponta pesquisa

Número de horas da população em frente à TV registra alta no ano

Brasil|Do R7

Televisão ainda é o principal meio de comunicação do País
Televisão ainda é o principal meio de comunicação do País Televisão ainda é o principal meio de comunicação do País

Levantamento realizado pelo governo federal revela que a televisão ainda é o principal meio de comunicação dos brasileiros. A PBM (Pesquisa Brasileira de Mídia) 2015, divulgada nesta sexta-feira (19), aponta que este é o meio mais utilizado por 93% da população.

A pesquisa ainda mostra que 95% dos brasileiros assistem à TV regularmente. Neste último levantamento, 73% dos entrevistados declararam ver a televisão todos os dias da semana, frente a 65% no relatório anterior.

Segundo Thomas Traummann, ministro da Secretaria de Comunicação Social, o papel da TV ainda é fundamental entre as mídias.

— A televisão continua sendo o grande veículo de comunicação do País. 95% das pessoas assistem regularmente a televisão, se informa pela televisão. A televisão continua sendo o grande veículo brasileiro de fonte de informação.

Publicidade

Leia mais notícias de Brasil no Portal R7

Internet já alcança quase metade dos brasileiros, diz pesquisa

Publicidade

A quantidade média de horas em frente à TV também registrou aumento. Ao todo, as pessoas declaram passar 4h31min por dia de segunda a sexta-feira em frente ao aparelho, frente a 3h29min no ano anterior. Esse número também cresceu aos finais de semana, saltando de 3h32min para 4h14min nesta PBM.

Confiança

Publicidade

A confiança na TV também está entre as maiores pesquisadas. A televisão ganha de todos os outros meios, perdendo apenas para os jornais. Segundo Traummann, esses fatores são usados para definir os investimentos do governo.

— Essa pesquisa não será o único parâmetro nosso, mas faz parte da nossa decisão. Essa pesquisa mostra que a internet é crescentemente o veículo de comunicação mais utilizado, embora com índice de confiança baixo. O jornal tem mais confiança, mas tem menos circulação. A televisão tem um alcance gigantesco, mas recebe pouca atenção. É preciso fazer um balanço de tudo isso. A função principal é ajudar a nossa decisão de publicidade.

A pesquisa foi realizada pelo instituto Ibope Inteligência, encomendada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Foram entrevistadas 18.312 pessoas em todas as unidades da Federação entre os dias 18 de outubro e 3 de novembro de 2014.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.