Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Temer comenta manutenção dos direitos de Dilma e diz que 'embaraços' na base serão superados

Calheiros afirma que o presidente não manifestou insatisfação com a separação dos processos

Brasil|Do R7

  • Google News
Temer avalia que o tema será decidido pelo STF
Temer avalia que o tema será decidido pelo STF

O presidente Michel Temer disse estar acostumado a "pequenos embaraços" como a mais recente crise em sua base parlamentar, provocada pela manobra que permitiu a manutenção dos direitos políticos da ex-presidente Dilma Rousseff.

Segundo Temer, essa questão acabará sendo decidida pelo STF (Supremo Tribunal Federal).


— Ela sai do plano exclusivamente político para um quadro de avaliação de natureza jurídica, o que convém às instituições brasileiras.

Leia mais notícias de Brasil e Política


Temer deu as declarações em Xangai, na China, onde realiza sua primeira viagem oficial desde a posse na quarta-feira (31).

— Se o Senado tomou essa decisão, certo ou errado, não importa, o Senado tomou a decisão e parece que agora ela está sendo questionada juridicamente.


A nova crise na base aliada abala a mensagem de estabilidade política que o presidente pretende transmitir a investidores em sua primeira viagem internacional.

— Ontem [quarta] mesmo, antes de sair de lá, eu falei com companheiros do PMDB, do PSDB, do DEM e essa questão toda estará superada. Não se tratou de uma manobra, mas de uma decisão que se tomou.


Temer chega à China para a reunião das maiores economias do mundo a partir de domingo

O peemedebista disse que usa uma mensagem de pacificação e reunificação do País que demandará um certo tempo para ser implementada.

— Sinto que os brasileiros querem isso

Segundo Temer, há pessoas que se "insurgem" contra essa mensagem, mas afirmou que são "um ou outro movimentozinho".

Acompanhando Temer na visita à China, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), negou que a separação do julgamento do processo de impeachment do destaque que analisou a perda de direito políticos da presidente tenha sido uma manobra. Em sua opinião, será inevitável que a questão seja resolvida pelo STF, que estaria dividido sobre o assunto.

— Era natural que posições antagônicas nesse processo final de julgamento viessem à tona, mas elas serão administradas politicamente.

Calheiros afirmou que a manutenção dos direitos políticos de Dilma não cria precedentes para o julgamento de parlamentares que estão sendo investigados pela Lava Jato e que poderão perder o mandato.

— Não há similaridade entre o caso da presidente e o de Eduardo Cunha. [...] A inabilitação de um parlamentar não tem nada a ver com a inabilitação do presidente da República.

O presidente do Senado defendeu sua decisão de separar os dois julgamentos e disse que ela tem base no regimento.

— Não foi manobra. É o regimento. Nada nos obriga a conversar sobre o regimento com as pessoas. Elas precisam ficar atentas aos desdobramentos do regimento. [...] É ridículo alguns partidos reivindicarem a necessidade de ter conhecimento prévio do regimento.

Calheiros disse ainda que Temer não manifestou insatisfação com a separação dos processos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.