Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Unicef confirma desnutrição grave em crianças na cidade sitiada de Madaya, na Síria

Dezenas de mortes causadas pela fome foram relatadas por grupos de monitoramento

Brasil|

Imagens de crianças com fome chocaram comunidade internacional
Imagens de crianças com fome chocaram comunidade internacional Imagens de crianças com fome chocaram comunidade internacional

O Unicef, fundo da ONU para a infância, confirmou nesta sexta-feira (15) a ocorrência de casos de desnutrição grave em crianças na cidade síria sitiada de Madaya, onde ajuda humanitária foi entregue esta semana a milhares de pessoas isoladas por um bloqueio de meses. 

“O Unicef... pode confirmar que casos de desnutrição grave foram encontrados entre as crianças”, disse a entidade em comunicado, depois que a ONU e a Cruz Vermelha entraram na cidade na segunda e na quinta para entregar suprimentos de ajuda humanitária pela primeira vez desde outubro.

Situação em cidade sitiada onde crianças morrem de fome na Síria "é horrível", diz representante da ONU

Dezenas de mortes causadas pela fome foram relatadas por grupos de monitoramento, médicos locais e agências locais de ajuda humanitária presentes em Madaya, que está cercada por forças aliadas ao governo sírio.

Publicidade

O Unicef disse que das 25 crianças abaixo dos cinco anos de idade examinadas por seus funcionários e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 22 mostraram sinais de desnutrição de “moderada a grave”.

A ONU dissera que há cerca de 450 mil pessoas encurraladas em cerca de 15 cercos espalhados pela Síria, incluindo em áreas controladas pelo governo, pelo Estado Islâmico e por outros grupos insurgentes.

Publicidade

A entrega de ajuda humanitária a Madaya ocorreu como parte de um acordo entre os lados em guerra, incluindo remessas simultâneas de ajuda a milhares de pessoas em duas vilas no norte do país que estão cercadas por combatentes rebeldes.

Após chegada de ajuda humanitária, cerca de 300 sírios deixam cidade sitiada onde crianças morrem de fome

Publicidade

Sitiada por guerra, população de cidade síria 'come cães e gatos' para não morrer de fome

Sírios "comem grama" para enfrentar fome em Homs

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.