Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Votação final de impeachment de Dilma deve ser antecipada para o dia 25

Adiantamento em quatro dias agrada à base aliada do presidente interino Michel Temer (PMDB)

Brasil|Do R7, com Estadão Conteúdo

Votação final do processo contra Dilma deverá começar no dia 25
Votação final do processo contra Dilma deverá começar no dia 25 Votação final do processo contra Dilma deverá começar no dia 25

Um dia após a maioria dos senadores aprovar relatório favorável à saída definitiva de Dilma Rousseff do Planalto e transformar a presidente afastada em ré no processo que julga as “pedaladas fiscais”, a acusação vai antecipar a entrega de suas alegações finais, numa estratégia para que os prazos processuais corram mais rapidamente.

Com isso, a sessão final do impeachment poderá ocorrer já a partir de 25 de agosto, uma quinta-feira, e não do dia 29, a segunda-feira seguinte, data tida inicialmente como mais provável.

Havia um prazo regulamentar de 48 horas após o final da votação desta madrugada para a entrega do chamado “libelo acusatório” — uma peça final com alegações e também a indicação de testemunhas para serem ouvidas durante o julgamento final de Dilma.

Leia mais notícias de Brasil e Política

Publicidade

Mas a acusação deve abrir mão desse tempo e entregar o documento ainda nesta quarta-feira (10). A informação é do jurista Miguel Reale Jr., um dos autores do processo de impeachment de Dilma Rousseff.

O objetivo é permitir que haja respaldo legal para que o julgamento se inicie em 25 de agosto, como deseja a base aliada de Temer. Com a antecipação da entrega do libelo, o próprio ministro do Supremo, Ricardo Lewandowski, instância máxima do processo de impeachment, já concorda com a antecipação do processo, vez que não haveria prejuízo legal.

Publicidade

Senado

Na madrugada desta quarta-feira (10), o plenário do Senado aprovou o relatório do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) favorável à pronúncia da presidente afastada Dilma Rousseff.

Publicidade

Com isso, o processo de impeachment entra em sua etapa final: Dilma vai a julgamento por crime de responsabilidade no caso das “pedaladas fiscais”.

A discussão do relatório de Anastasia, iniciada na manhã de terça-feira (9), durou cerca de 10 horas e terminou aproximadamente às 23h. Ao todo, 47 senadores falaram e por 59 votos a 21, os parlamentares optaram por levar Dilma a julgamento.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.