Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bandeira do Brasil gigante é estendida na fachada do Palácio do Planalto

Objeto chama atenção de quem passa na Praça dos Três Poderes, na Esplanada dos Ministérios

Brasília|Renato Souza, do R7, em Brasília

Bandeira nacional gigante no Palácio do Planalto
Bandeira nacional gigante no Palácio do Planalto Bandeira nacional gigante no Palácio do Planalto

Uma bandeira do Brasil gigante foi estendida na frente do Palácio do Planalto, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, nesta sexta-feira (14). O símbolo nacional foi colocado voltado para a via que passa em frente ao prédio, na região da Praça dos Três Poderes.

A bandeira foi colocada no começo da noite por equipes que atuam no Planalto. O símbolo nacional chamou atenção dos que passavam pela pela Esplanada e turistas que estavam visitando os monumentos da capital pararam no local para tirar fotos.

Bandeira na Praça dos Três Poderes

Perto do Planalto, na Praça dos Três Poderes, está localizado o mastro especial, onde está fixada a maior bandeira do país, de 286 metros quadrados — com 20 metros de comprimento e 14 de altura.

O mastro especial foi instituído por uma lei criada na década de 1970, fixada a 100 metros de altura. Na base do mastro, está uma frase definida na época. "Sob a guarda do povo brasileiro, nesta Praça dos Três Poderes, a Bandeira sempre no alto — visão permanente da Pátria", destaca o texto.

Publicidade

Em entrevista a um podcast com mulheres em Minas Gerais, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o PT é crítico da Bandeira e disse que mandou fixar o objeto no Palácio da Alvorada — até a mais recente atualização desta reportagem, a bandeira tinha sido instalada apenas no Planalto. "O PT entrou na Justiça para tirar uma bandeira de uma igreja em Belém. A juíza, desta vez, agiu de maneira correta e disse que é um símbolo nacional. Mandei pegar uma bandeira enorme e colocar na minha casa, que é o Alvorada. A questão da censura vai devagar. Certas coisas você não perde de uma hora para a outra", disse.

Procurada pela reportagem da Record TV, a assessoria de imprensa do Planalto ainda não deu detalhes sobre a bandeira estendida no palácio. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.