Bombeiros do DF reforçam buscas por turista desaparecido na Chapada dos Veadeiros
Reforço foi solicitado pelo Corpo de Bombeiros de Goiás; militares vão participar das buscas a partir desta quarta-feira (1º)
Brasília|Karla Beatryz*, do R7, em Brasília

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal prepara nesta quarta-feira (1º) equipes para auxiliar nas buscas do turista de 30 anos que desapareceu em uma cachoeira na Chapada dos Veadeiros, no último sábado (28). O reforço foi solicitado pelo Corpo de Bombeiros de Goiás.
Os militares saíram do Grupamento de Busca e Salvamento, na Vila Planalto (DF), às 11h15, e seguiram para Alto Paraíso de Goiás. Segundo a corporação, além dos agentes, viaturas e materiais serão enviados para apoio.

Nesta segunda-feira (30), o Corpo de Bombeiros de Goiás encontrou um protetor solar que pertencia a Raul Jiménez, que visitava a Chapada dos Veadeiros e desapareceu na cachoeira Raizama, depois que o volume de água no local subiu. O objeto foi apresentado à família da vítima, que o reconheceu como sendo do desaparecido.
Na manhã desta terça-feira (31), os militares retomaram as buscas com o auxílio de drones com câmeras térmicas na região da cachoeira Raizama, em Alto Paraíso de Goiás, cidade que fica a quase três horas de Brasília e a mais de cinco horas de Goiânia. Eles patrulharam uma área de 9,1 quilômetros abaixo dos cânions onde o turista submergiu.
Cerca de 20 militares do Corpo de Bombeiros de Goiás participaram da busca, com o auxílio do Grupo Voluntário de Busca e Salvamento (GVBS).
Desaparecimento
Raul Jiménez, de 30 anos, desapareceu em 28 de janeiro, na cachoeira Raizama, em Alto Paraíso, na Chapada dos Veadeiros, depois que o volume de água do local subiu em segundos. O turista, vindo dos Estados Unidos, se banhava no momento do acidente. Segundo o Corpo de Bombeiros de Goiás, além de Raul, havia quatro turistas na cachoeira. Três conseguiram nadar até a margem e se abrigaram em um local seguro
O quarto integrante do grupo conseguiu sair da correnteza, mas ficou ilhado em um local de difícil acesso, sendo resgatado por volta das 23h de sábado. No domingo (29), mergulhadores e cães de resgate foram enviados para a região, mas as fortes chuvas e o nível da água dificultaram os trabalhos dos militares.
*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro















