Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Câmara analisa projeto de lei que prevê antecipação de salários de servidores públicos

Texto prevê adiantamento em janeiro, para permitir pagamento de contas como IPVA, IPTU e matrículas, evitando endividamento

Brasília|Victória Olímpio, Do R7, em Brasília

Antônio Furtado quer evitar o endividamento das famílias no início do ano
Antônio Furtado quer evitar o endividamento das famílias no início do ano Antônio Furtado quer evitar o endividamento das famílias no início do ano

Está em análise na Câmara dos Deputados o projeto de lei 809/22, que prevê que servidores federais civis e militares peçam adiantamento salarial durante o mês de janeiro. O valor pode ser equivalente a um mês da remuneração, salário, soldo, benefício ou auxílio. O texto também vale para beneficiários da Previdência Social e de programas sociais – permitindo antecipação de parcela da aposentadoria.

Pelo projeto, o valor adiantado deverá "ser restituído mediante desconto de parcelas iguais e sucessivas nos pagamentos dos 11 (onze) meses subsequentes e nas parcelas do abono natalino, devendo os descontos serem integralmente liquidados até o mês de dezembro do respectivo ano do adiantamento da renda mensal".

“Janeiro é o mês de maior dificuldade financeira para os brasileiros, devido aos gastos com IPVA, IPTU e matrículas e materiais escolares. É preciso fortalecer a renda das famílias para que não necessitem se afundar em dívidas”, afirmou o deputado Delegado Antônio Furtado (União-RJ), autor da proposta.

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Leia também

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.