Canguru, zika, sexo: lembre frases constrangedoras de Eduardo Paes
Prefeito do Rio já constrangeu moradora falando de sexo, chamou município de ‘merda de lugar’ e desdenhou de zika vírus
Brasília|Do R7

A exposição de pensamentos degradantes em frases polêmicas tornou-se marca do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Desde insinuações sexuais claras a moradora beneficiada por programa social até menosprezo ao temor pelo zika vírus, há uma lista de declarações de Paes que revoltaram os cariocas.
A população do Rio de Janeiro e o prefeito já se distanciaram em muitas dessas ocasiões. Em discussão no Twitter, por exemplo, Paes mandou um morador se mudar do lugar após receber críticas. "90% do nojo que eu tenho de viver no Rio é por causa do Eduardo Paes", publicou o internauta, que recebeu como resposta: "Cultura inútil, meio lerdo, meio surdo. Se muda, pô!".
O prefeito também causou revolta ao dizer que há um município do Rio de Janeiro que é uma m****”. O caso aconteceu longe das câmeras, em uma conversa com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas acabou vazando.
Na ocasião, Paes disse que Lula devia "parar com vida de pobre" e não comprar mais "sitiozinho vagabundo". "Imagina se fosse aqui no Rio esse sítio dele. Não é em Petrópolis, não é em Itaipava. É como se fosse em Maricá. É uma m... de lugar!" Moradores de Maricá, município da região metropolitana do Rio, ficaram indignados com os comentários e fizeram manifestações contra o prefeito.
O prefeito também tentou esconder declarações sexistas que tiveram como vítima a população da cidade para a qual trabalha. Durante a entrega de moradias populares pela Prefeitura do Rio, ele sugeriu que uma moradora beneficiada usasse o local para "trepar muito" e depois ordenou ao cinegrafista: "Corta, hein?". Mas o vídeo viralizou nas redes sociais.
Nas imagens, Paes entra no imóvel e dispara: "Vai trepar muito nesse quartinho", dirigindo-se à nova moradora. Em seguida, pergunta se ela é casada e prossegue com o sexismo. "Vai trazer muitos namorados para cá. Faz muito sexo aqui", aconselha o prefeito. Ao deixarem o apartamento, Paes se dirige ao grupo que estava do lado de fora, abraçado à moradora e continua: "Ela disse que vai fazer muito canguru perneta aqui. Tá liberado. A senha primeiro...". A moradora responde: "Vou fechar a minha porta".
Comportamentos ultrajantes do prefeito também foram notícia internacional na época da Olimpíada, em 2016. Eduardo Paes chegou a menosprezar a preocupação mundial com o avanço do Aedes aegypti no Rio de Janeiro. Questionado sobre esse temor por parte de outros países, ele respondeu que o zika vírus "não é um problema olímpico".
Na ocasião, diferentes governos pelo mundo orientaram que se evitasse a viagem ao Brasil por esse motivo, em especial no caso de gestantes. "Óbvio que a zika é um problema para nós, que moramos aqui, mas não para a Olimpíada", disse. No local da declaração, a reportagem da Record verificou a existência de alguns pontos com acúmulo de água parada, o que favorece a proliferação do Aedes.
Ele também atacou estrangeiros ao ser criticado por problemas estruturais do Rio. Segundo a chefe da delegação australiana nos Jogos Rio 2016, Kitty Chiller, os alojamentos da Vila Olímpica no Rio não eram seguros para receber os atletas, pois tinham vazamentos de água pelas paredes em locais próximos a fios expostos. Ela ressaltou ainda nunca ter visto um alojamento "nesse estágio de falta de preparo".
Durante a inauguração da Vila, o prefeito ironizou as críticas da delegação australiana aos problemas das instalações e disse que pretendia colocar um canguru na entrada do local para agradar. Depois da repercussão negativa, ele classificou o episódio de "mal entendido".














