Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Centenas de pessoas se despedem do diretor Hugo Rodas em Brasília

Um dos maiores nomes do teatro nacional e internacional, o uruguaio radicado em Brasília lutava contra um câncer

Brasília|Do R7, em Brasília

Hugo Rodas
Hugo Rodas Hugo Rodas

Centenas de pessoas se reuniram, nesta quinta-feira (14), para prestar uma últma homenagem ao diretor de teatro Hugo Rodas, que morreu na quarta-feira (13). Um dos maiores nomes do teatro nacional e internacional, o uruguaio radicado em Brasília lutava contra um câncer.

Hugo Rodas, de 82 anos, era professor aposentado da UnB (Universidade de Brasília), ele estava internado em um hospital particular da capital federal e lutava contra a doença há alguns meses. A despedida lotou o Teatro Galpão do Espaço Renato Russo.

Trajetória

Rodas é uruguaio da cidade de Juan Lacaze e vivia na capital brasileira desde 1975. Também ator, coreógrafo, bailarino e figurinista, o artista é uma das referências em linguagem teatral em todo o mundo e formou gerações de alunos em Brasília. Há 12 anos ele mantinha a companhia ATA (Agrupação Teatral Amacaca), também no Distrito Federal.

Entre os destaques de seus trabalhos, estão as parcerias com nomes como Antônio Abujamra. Rodas foi codiretor de espetáculos como Lady Macbeth, montagem estrelada por Marília Gabriela; Cantadas, monólogo de Denise Stoklos; e Os Demônios. Ele também foi o responsável pelas coreografias nos primeiros shows do cantor Oswaldo Montenegro.

Publicidade

Com Os Saltimbancos, venceu o Prêmio do Serviço Nacional do Teatro de 1977, como o melhor espetáculo infantil. Em 1997, ganhou o Prêmio Shell pela direção da montagem Doroteia, juntamente com Adriano Guimarães e Fernando Guimarães.

Na dança, alguns dos trabalhos de maior destaque são Senhora dos Afogados, A Casa de Bernarda Alba, A Menina dos Olhos, Romeu e Julieta, O Olho da Fechadura, The Globe Circus, Shakespeare in Concert, Arlequim: Servidor de Dois Patrões, Rosanegra — Uma Saga Sertaneja, O Rinoceronte e Adubo ou a Sutil Arte de Escoar pelo Ralo.

Publicidade

Docente do Departamento de Artes Cênicas da UnB, ele era professor-pesquisador da instituição, pela qual também recebeu os títulos de Notório Saber em Artes Cênicas, em 1998, e de Professor Emérito, em 2014.

Por meio de nota, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF lamentou a morte de Rodas. “Perdemos um mestre do palco, um criador inquieto movido pela força dos movimentos corporais. Foram mais de quatro décadas e meia formando intérpretes nos palcos e em salas de aulas prontos para ocuparem teatros do mundo”, destacou o secretário, Bartolomeu Rodrigues, no texto.

Na mensagem, a pasta destacou a importância do diretor para o teatro da capital federal. “Hugo Rodas marcou a construção do teatro brasiliense com a criação do Grupo Pitu, nos anos 1970, criando montagens antológicas como Os Saltimbancos (1977). Fundou o Teatro Universitário Candango (Tucan), que inovou a cena teatral. Da UnB, saíram montagens marcantes como Adubo ou a Sutil Arte de Escoar pelo Ralo e Os Rinocerontes”, elencou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.