Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

DF 'suga' recurso de estados e é 'ilha da fantasia', diz Kim Kataguiri, e Gilvan Maximo rebate; vídeo

Deputados do União Brasil por SP e do Republicanos pelo DF divergiram sobre projeto que amplia o número de cargos no TJDFT

Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília

Kim Kataguiri, deputado federal pelo União Brasil
Kim Kataguiri, deputado federal pelo União Brasil Kim Kataguiri, deputado federal pelo União Brasil

O deputado Kim Kataguiri (União Brasil-SP) atacou a capital federal, Brasília, ao criticar um projeto de lei que cria funções comissionadas no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). O parlamentar afirmou que o PL 1987/2023 seria mais uma justificativa para "sugar" dinheiro dos estados e trazer para o Distrito Federal, que ele chamou de "ilha da fantasia". Kataguiri disse ainda que o DF "consegue ter a maior renda per capita do país não porque produz, mas porque suga de outros estados".

'Fala infeliz'

Em resposta ao comentário de Kataguiri, o deputado Gilvan Maximo (Republicanos-DF) afirmou que a fala do parlamentar foi "infeliz". "O senhor está sendo infeliz quando diz que Brasília é 'ilha da fantasia'. Temos em Brasília empresários, pessoas honradas que vieram pra cá e construíram a história. Esse funcionário público que toca Brasília, são pessoas que estudaram, estudaram muito e trabalham duro", defendeu o parlamentar do DF.

O ataque de Kataguiri à capital do país ocorreu após a aprovação da urgência na tramitação do projeto, na terça-feira (9), na Câmara dos Deputados. O requerimento do regime de urgência foi aprovado por 346 votos a favor e 53 contra. Em linhas gerais, o texto trata da reestruturação dos cargos do TJDFT, com a criação de 484 cargos na área de apoio indireto ao tribunal.

Segundo o TJDFT, a criação das novas funções teria custo anual de R$ 13,3 milhões, valor que, de acordo com a Corte, é compatível com os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. Com a aprovação do requerimento de urgência na Câmara, o projeto não precisa passar pelas comissões e vai direto para o plenário da Casa.

Veja fotos colorizadas da construção da capital do Brasil

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.