Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dois novos satélites da FAB são lançados nos Estados Unidos

Carcará I e II foram postos em órbita por meio do foguete Falcon 9, da SpaceX; ação da FAB ocorreu dentro do esperado 

Brasília|Vanessa Marques, do R7, em Brasília

Foguete sendo lançado com os satélites
Foguete sendo lançado com os satélites Foguete sendo lançado com os satélites

Os primeiros satélites do Projeto Lessonia foram lançados na tarde desta quarta-feira (25), no Centro Espacial Kennedy, no Cabo Canaveral, nos Estados Unidos. Os satélites Carcará I e II foram postos em órbita por meio do foguete Falcon 9, da SpaceX. A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou a ação, e o Centro de Operações Espaciais (Cope), em Brasília (DF), acompanhou o lançamento dos dois satélites.

Os satélites têm dimensões de 1 m³ e pesam 100 kg cada um. São cinco painéis solares com 3.000 W de potência.

O Projeto Lessonia consiste na aquisição de satélites de baixa órbita, que visam atender às necessidades operacionais das Forças Armadas, do Centro Gestor Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia e de agências governamentais.

Imagens do foguete com os satélites brasileiros
Imagens do foguete com os satélites brasileiros Imagens do foguete com os satélites brasileiros

As imagens geradas pelo sistema do projeto são de altíssima resolução, podem ser obtidas a qualquer hora do dia ou da noite e independem das condições meteorológicas. Segundo a FAB, é possível monitorar as áreas de interesse do Brasil.

Publicidade

As imagens captadas serão utilizadas em apoio ao combate ao tráfico de drogas e à mineração ilegal, na atualização de produtos cartográficos, na determinação da navegabilidade dos rios, na visualização de queimadas, no monitoramento de desastres naturais, na vigilância da Zona Econômica Exclusiva e no apoio às operações de vigilância e controle das fronteiras.

"Buscando cumprir plenamente o programa estratégico de sistemas espaciais, no futuro, também está prevista a implantação de um conjunto de satélites, de fabricação nacional, para obtenção de imagens óticas. Ele complementará a capacidade do Ministério da Defesa de imagear o território nacional, atendendo, assim, a todas as demandas", diz a força.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.