Governo do DF promete entregar mais de 4 mil moradias em 2024
A vice-governadora, Celina Leão, disse que a entrega ocorre em paralelo à inauguração de equipamentos públicos
Brasília|Edis Henrique Peres, do R7, em Brasília
O Governo do Distrito Federal prevê entregar no ano que vem mais de 4 mil moradias, prometeu a vice-governadora Celina Leão (PP) durante entrega de 608 residências no Itapoã nesta quinta-feira (14). O investimento total na região administrativa abrange 76 condomínios, com capacidade de abrigar cerca de 50 mil moradores — investimento de R$ 1,6 bilhão.
"Todo o empreendimento da área é subsidiado pelo governo, por isso o preço é menor do que o convencional, e isso garante que as pessoas que talvez sem esse incentivo não conseguiriam a casa própria, tenham acesso à moradia", declarou.
Celina também comemorou a aprovação na Câmara Legislativa do DF, nessa quarta-feira (13), que permite que moradores do Entorno tenham acesso às políticas habitacionais da capital federal. "A medida permite que pessoas com carteira assinada há mais de cinco anos no DF tenham acesso às nossas políticas. Para prestigiar as pessoas que trabalham e geram renda aqui na capital e quem mais precisa", disse.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
A vice-governadora acrescentou que não se trata apenas de moradia, mas de equipamentos públicos para atender às demandas da população. "Vamos ter a inauguração de um Cras [Centro de Referência de Assistência Social] aqui, temos escola que já foi entregue e outras ações que infraestrutura que serão feitas. Não é apenas construir a moradia, mas trazer qualidade para a população", afirmou.
Os condomínios entregues contam com área comum, guarita, playground, churrasqueira e estacionamento.
Regularização
Nesta manhã, o Governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou, em parceria com a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), um termo de compromisso para regularizar loteamentos no Lago Norte, Riacho Fundo 2 e Paranoá. A expectativa é que com o termo seja agilizado o processo de venda direta, em que o morador exerce o direito de compra do terreno JÁ ocupado.
Veja as áreas beneficiadas:
• Colônia Agrícola Sucupira: aproximadamente 3 mil famílias e cerca de 12 mil habitantes;
• Núcleo Rural Jerivá: aproximadamente 250 famílias e 800 habitantes;
• Vale do Palha: aproximadamente 800 famílias e 3 mil habitantes;
• Estância Quintas da Alvorada: aproximadamente 1,4 mil famílias e 4,5 mil habitantes
As quatro regiões já estão irregulares há décadas, de acordo com Terracap. Os processos de regularização começaram na instituição entre 2018 e 2023 e com a assinatura do termo de compromisso, as associações de moradores de cada uma das regiões se tornam responsáveis pela elaboração e pela execução dos projetos de urbanismo, infraestrutura e aqueles relacionados ao licenciamento ambiental.