Haddad conversa com banqueiros às vésperas de reunião do Copom
Encontro com representantes de bancos ocorre em SP e tem como objetivo discutir a melhora do cenário de crédito no Brasil
Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reúne com representantes de bancos nesta segunda-feira (31), às vésperas da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), do Banco Central, que pode redefinir a taxa básica de juros (Selic). A reunião acontece no escritório do Ministério da Fazenda, em São Paulo, e o crédito é um dos assuntos que o ministro deve tratar com os banqueiros.
No último relatório do Copom, o Banco Central admitiu que havia a possibilidade de baixar a taxa básica de juros em agosto, após uma sequência de sete manutenções da taxa em 13,75% ao ano. A atual taxa Selic está no maior patamar desde 2017. De acordo com os analistas do mercado financeiro, o corte inicial deve ser de 0,25 ponto percentual, a ser anunciado na próxima quarta-feira (2).
Na última quinta-feira, Haddad afirmou que há uma "coleção de fatores" para que o Banco Central baixe a taxa básica de juros. Em outras ocasiões, o ministro afirmou que espera que a Selic feche 2023 abaixo de 12%.
Deputado defende queda da Selic
Coordenador da Frente Parlamentar contra os Juros Abusivos, o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) defende uma redução acentuada da taxa de juros. “Não dá para reduzir apenas 0,25% ou mesmo 0,5%. Nós queremos uma redução acelerada dos juros, uma vez que saímos de uma inflação de mais de 10% ao ano, para 3,16% nos últimos 12 meses. Nós estamos com taxa de juros reais acima de 10% no Brasil, o que é absolutamente inaceitável”, afirmou o parlamentar.