Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Itamaraty diz acompanhar com 'preocupação' conflito entre paramilitares e Exército no Sudão

Grupo paramilitar diz que tomou o palácio presidencial neste sábado (15); governo disponibilizou contato para brasileiros no país

Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília

Caça no céu de Cartum, capital do Sudão; conflito entre Exército e paramilitares eclodiu no país neste sábado (15)
Caça no céu de Cartum, capital do Sudão; conflito entre Exército e paramilitares eclodiu no país neste sábado (15) Caça no céu de Cartum, capital do Sudão; conflito entre Exército e paramilitares eclodiu no país neste sábado (15)

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) afirmou que o governo brasileiro acompanha com preocupação o crescimento dos episódios de violência no Sudão, país no norte da África. Neste sábado (15), o principal grupo paramilitar da região, as Forças de Apoio Rápido (FAR), informou que tomou o Palácio Presidencial, a residência do chefe do Exército e o aeroporto internacional de Cartum, capital do país. Também há registro de conflitos entre o Exército sudanês e paramilitares.

"Ao reiterar seu apoio às negociações políticas entre as lideranças sudanesas, com o objetivo de restabelecer governo civil de transição, o governo brasileiro exorta as partes à contenção e à cessação imediata dos combates. Reiteramos apoio aos esforços do Conselho de Segurança das Nações Unidas nesse sentido", diz a nota do Itamaraty.

Segundo o governo, há o registro de 15 brasileiros no Sudão, com os quais a Embaixada do Brasil em Cartum tem mantido contato. O Itamaraty também disponibilizou um número de telefone e WhatsApp do plantão consular para os cidadãos que necessitem de apoio no país africano: +55 61 98260-0610.

Mais cedo, o secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou a violência no Sudão e pediu "calma e início de diálogo que leve à transição democrática". 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.