Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Justiça condena ex-governador de Roraima a ressarcir cofres públicos

Ação foi movida pelo MPF contra o ex-governador Neudo Campos e outras oito pessoas envolvidas no escândalo dos gafanhotos 

Brasília|Do R7, em Brasília

Ex-governador de Roraima Neudo Campos
Ex-governador de Roraima Neudo Campos Ex-governador de Roraima Neudo Campos

A Justiça Federal condenou o ex-governador de Roraima Neudo Campos (Progressistas) e outras oito pessoas à perda de direitos políticos e ao ressarcimento dos cofres públicos por meio de multas que ultrapassam R$ 10 milhões. A ação contra eles foi movida pelo MPF (Ministério Público Federal). A decisão é do juiz federal Felipe Bouzada Flores Viana e cabe recurso no prazo de até 30 dias.

Segundo o MPF, a fraude teve início com o aliciamento de pessoas para serem inseridas na folha de pagamento do estado como servidores-fantasmas, papel que ficou conhecido como “gafanhotos”. As pessoas aliciadas recebiam pequenas quantias em dinheiro para ceder seus documentos pessoais para cadastro na folha de pagamento do DER-RR (Departamento de Estradas de Rodagem de Roraima) ou da Sead (Secretaria de Administração Estadual).

Leia também

Uma vez cadastradas nas folhas de pagamento, elas tinham seus salários sacados por cúmplices do esquema e agentes públicos envolvidos. Eles usavam procurações para sacar os salários e repassavam quotas desses valores a cada integrante do esquema. Os pagamentos eram realizados por meio da empresa "Norte Serviços de Arrecadação e Pagamento Ltda.", que era responsável pela operacionalização dos pagamentos.

Operação Praga do Egito

O esquema foi desarticulado em 2003, na Operação Praga do Egito, deflagrada pela Polícia Federal em Roraima e outros três estados, no caso que ficou conhecido na época como Escândalo dos Gafanhotos.

Publicidade

Como o esquema contava com diversos núcleos, o MPF apresentou, em 2004, denúncias e ações de improbidade separadas. De acordo com o processo o ex-governador de Roraima Neudo Campos é apontado como o mentor intelectual do esquema.

As condenações representam uma resposta contundente da Justiça Federal aos graves fatos cometidos pelos acusados. Embora caiba recurso%2C confiamos que as instâncias superiores confirmarão a sentença%2C em razão da robustez das provas constantes nos autos

(Alisson Fabiano Estrela Bonfim - procurador da República)

O ex-governador Neudo Campos, o ex-diretor do DER-RR Carlos Eduardo Levischi e a ex-secretária estadual de Administração Diva da Silva Bríglia tiveram os direitos políticos suspensos por cinco anos.

Eles também vão ter de pagar, cada um, multa civil no valor de R$ 1.908.135,20. Também foram condenados a pagar multas no mesmo valor os cúmplices responsáveis por fazer o recolhimento ilegal dos salários. São eles: Darbilene Rufino do Vale, Danilvon Rufino do Vale, Rosimary Rodrigues Bezerra, Vitor Miguel Soares Neto e Alfonso Rodrigues do Vale.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.