Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nunes Marques manda Lira prestar informações sobre alteração do rito de medidas provisórias

Desde 2020, devido à pandemia, as medidas começaram a ser analisadas pela Câmara e, depois, encaminhadas ao Senado 

Brasília|Gabriela Coelho, do R7, em Brasília

O ministro do STF Nunes Marques em sessão da Corte
O ministro do STF Nunes Marques em sessão da Corte O ministro do STF Nunes Marques em sessão da Corte

O ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), prestar informações sobre as mudanças no rito de trâmite de medidas provisórias no Congresso Nacional.

O ministro analisou um pedido apresentado pelo senador Alessandro Vieira (PSDB). Desde 2020, em ocasião da pandemia da Covid-19, as medidas passaram a ser analisadas pela Câmara e, depois, encaminhadas ao Senado. Antes, uma comissão mista com senadores e deputados era a etapa inicial para a análise das medidas provisórias. 

"Reputo indispensável a prévia colheita de esclarecimentos para o adequado e seguro enfrentamento do direito líquido e certo invocado", disse Nunes Marques num trecho da decisão.

No pedido, Vieira acusa Lira de inércia por interesse político, uma vez que está evitando o retorno da tramitação das propostas no formato já previsto pelas regras internas do Legislativo.

Publicidade

Leia mais: Pacheco e Lira divergem sobre fim da tramitação rápida de medidas provisórias

“A razão da inércia, do ponto de vista político, é evidente. A retomada do regime constitucional de tramitação acaba por subtrair poderes extraordinariamente atribuídos ao presidente da Câmara, em especial com relação à definição de relatorias diretamente no Plenário, prerrogativa essa que surgiu, também excepcionalmente, durante o período da pandemia”, disse o senador na ação.

As medidas provisórias são normas com força de lei editadas pelo presidente da República em situações de relevância e urgência. Apesar de produzir efeitos jurídicos imediatos, a medida precisa da posterior apreciação pelas casas do Congresso Nacional (Câmara e Senado) para que se converta definitivamente em lei.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.