Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Parlamentares do agro pedem volta da Conab e do Plano Safra para Ministério da Agricultura

Presidente da Câmara, Arthur Lira, sinalizou 'preocupação' com as mudanças feitas pelo governo e disse que tema será debatido 

Brasília|Bruna Lima, do R7, em Brasília

Fazenda de produção de grãos no Distrito Federal
Fazenda de produção de grãos no Distrito Federal Fazenda de produção de grãos no Distrito Federal

Deputados e senadores integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) definiram, nesta terça-feira (7), as prioridades dos trabalhos a partir das mudanças no governo federal. A principal reivindicação é para a volta da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Plano Safra e do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (CAR) para o Ministério da Agricultura e Pecuária. 

O novo presidente da frente, deputado Pedro Lupion (PP-PR), lamentou o rearranjo feito pelo novo governo. "Agricultura familiar, Conab e questão do CAR precisa ficar com o Ministério da Agricultura. Temos um legado importante nessa área. Não é questão ideológica e sim técnica", disse Lupion, destacando que esta é a pauta prioritária. 

O CAR centraliza as ações de regularização fundiária e, a partir do rearranjo do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), passou para domínio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. O Conab e o Plano Safra ficaram sob responsabilidade do recriado Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

Integrante da FPA, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse ver com "preocupação" as mudanças. "Tanto a Conab como o Plano Safra nos preocupam muito como serão realizados", pontuou Lira, indicando a necessidade de previsibilidade nessas áreas. "Toda mudança gera expectativa e esse assunto será debatido", completou. 

Publicidade

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, defende a atuação conjunta da pasta com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). A Conab terá na diretoria representantes da agricultura, acordo costurado junto ao chefe do MDA, Paulo Teixeira. 

Em conversa com jornalistas, após a fala de Lupion, o ministro Teixeira descartou a possibilidade da volta do Conab para a antiga pasta. "Está resolvido", afirmou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.