Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Petição contra rejeição a diretrizes da Conitec tem 74 mil assinaturas

Abaixo-assinado foi criado por um grupo de docentes da USP e pede aprovação dos protocolos para tratar pacientes com Covid

Brasília|Bruna Lima, do R7, em Brasília

Brasil continua sem diretrizes para tratar pacientes com Covid-19 nos hospitais
Brasil continua sem diretrizes para tratar pacientes com Covid-19 nos hospitais Brasil continua sem diretrizes para tratar pacientes com Covid-19 nos hospitais

Na tentativa de reverter a decisão da SCTIE (Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos) que barrou as diretrizes para tratar pacientes com Covid-19 em hospitais, docentes e profissionais da Saúde lançaram um abaixo-assinado que contava com 74 mil adesões até o início da tarde desta quarta-feira (26). A petição pede ao Ministério da Saúde que reconsidere os relatórios aprovados pela Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde). Cabe ao ministro Marcelo Queiroga reavaliar a decisão.

O número de assinaturas disparou após o secretário da SCTIE, Hélio Angotti, republicar a nota técnica justificando a rejeição às diretrizes sem mudar o teor da decisão, apenas retirando do documento uma tabela que apontava evidências conclusivas de efeitos positivos da cloroquina e negava a certeza dos benefícios das vacinas. De acordo com a plataforma na qual o abaixo-assinado foi criado, essa se torna uma das petições com mais assinaturas no site. 

"Nos sentimos perplexos quando lemos a vasta lista de estultices apresentada pela nota técnica em epígrafe. Resumidamente, a nota rejeita as normas de tratamento recomendadas por pesquisadores e médicos com experiência no tema, em favor de tratamentos não validados", diz o abaixo-assinado, criado por um grupo de professores da Faculdade de Medicina da USP e de outras instituições, além de profissionais e pesquisadores da área.

Causa enorme preocupação o fato de que as rédeas do Ministério da Saúde estejam sob a posse da ideologia%2C da desinformação e%2C principalmente%2C da ignorância. O comportamento do Ministério da Saúde transgride não somente os princípios da boa ciência%2C mas avança a passos largos para consolidar a prática sistemática de destruição de todo um sistema de saúde

( Abaixo-assinado contra rejeição às diretrizes da Conitec)

O grupo pede que as normas de tratamento hospitalar e ambulatorial da Covid-19 sejam reconsideradas e incorporadas pelo Ministério da Saúde. O abaixo-assinado é direcionado não só à pasta, mas ao Senado, ao Ministério Público e ao STF (Supremo Tribunal Federal). 

Queiroga já se manifestou sobre uma possível revisão, afirmando que ela será feita com "transparência, publicidade, impessoalidade e legalidade". No entanto, disse que, até a publicação desta reportagem, não havia recebido nenhum pedido formal de análise.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.