PF cumpre mandados de busca em operação que apura desvios de verbas de emendas parlamentares
Investigadores apuram indícios de desvio de verbas federais destinadas a obras da Codevasf
Brasília|Rafaela Soares, do R7, em Brasília
A Polícia Federal cumpre na manhã desta sexta-feira (1º) 12 mandados de busca e apreensão em uma investigação que apura desvio de verbas federais enviadas à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Esta é terceira fase da operação Benesse e, segundo os investigadores, alcança "o núcleo público" de uma organização suspeita de desviar verbas de emendas parlamentares. Medidas cautelares, como afastamento de pessoas que ocupam cargo público e suspensão de licitações, também fazem parte da operação.
Os mandados são cumpridos nas cidades de São Luís, Vitorino Freire e Bacabal, todas no Maranhão, e foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal. A PF apura indícios de que verbas parlamentares destinadas a obras de pavimentação em um município maranhense foram desviadas.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
"Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por fraude a licitação, lavagem de capitais, organização criminosa, peculato, corrupção ativa e corrupção passiva", explica a PF em comunicado.
Os alvos da operação não tiveram o nome divulgado.